« Voltar

Notícia

Expedição Planeta Sustentável, da Abril, destaca interfaces da agricultura e sustentabilidade

20/05/2014

O programa da editora Abril Planeta Sustentável promoveu seminário sobre a convergência da Agricultura e da Sustentabilidade na ESALQ, em Piracicaba. De 14 e 17 de maio, vários especialistas do setor agrícola e expoentes da sustentabilidade, como o presidente da Abril Fábio Barbosa, a ministra do Meio Ambienta, Izabela Teixeira, e professores da ESALQ palestraram. O economista indiano Pavan Sukhdev fez apresentação sobre o valor da biodiversidade para a agricultura (“TEEB for Agriculture and Food”) e sobre o papel das empresas nesse assunto.

No painel “Gestão Rural para Conservar e Produzir”, Laura Antoniazzi falou sobre os desafios das disparidades de renda e acesso à tecnologia na agricultura brasileira, o que significa um entrave a conservação no meio rural. A pesquisadora ressaltou o fato de que no Brasil a maior parte das áreas com florestas estão em propriedades rurais – e não em parques e reservas- por imposição do Código Florestal. “A agricultura brasileira está cada vez mais entendendo e assumindo seu papel de protagonista na conservação da biodiversidade. Isso significa uma mudança profunda de paradigma e um enorme desafio”.

Além do seminário para os estudantes da ESALQ, o evento teve visitas de campo e, principalmente, gerou conteúdo de alto nível sobre as interfaces da agricultura e sustentabilidade. As revistas National Geographic e Exame terão reportagens especiais, o site Planeta terá um blog e uma publicação digital será lançada, visando disseminar a públicos variados o conteúdo do seminário.

Considerando que a comunicação com a sociedade ainda é uma área frágil do setor agrícola brasileiro, a iniciativa do Planeta Sustentável merece aplausos e contribuirá para disseminar os desafios e oportunidades da sustentabilidade na agricultura.

Fonte: Agroicone

Tel: +55 (11) 3025-0500

E-mail: agroicone@agroicone.com.br

Avenida Angélica, nº 2447 conjunto 173 - Higienópolis

CEP 01227-200 São Paulo/SP - Brasil