« Voltar

Notícia

Agroicone e CI atuarão em parceria em projetos TEEB no agronegócio

27/05/2014

Medir e dar valor aos serviços ecossistêmicos utilizados nas cadeias de negócios agro pode contribuir para uma gestão eficiente, evitando sobreuso e degradação ambiental e contribuindo para a conservação da biodiversidade. Partindo dessa premissa, a Agroicone e a Conservação Internacional (CI) estabeleceram uma parceria para desenvolver projetos de valoração de capital natural e social no setor de negócios brasileiro.

A maioria das empresas hoje não mede quanto usa e impacta a biodiversidade, os ciclos hidrológicos e outros serviços ecossistêmicos. Por não terem preço de mercado, tais serviços podem ser utilizados de maneira não eficiente, tanto para as empresas quanto para a sociedade. A abordagem desenvolvida por Pavan Sukhdev no estudo a Economia dos Ecossistemas e da Biodiversidade (The Economics of Ecosystems and Biodiversity – TEEB) deixa explicito essa dependência e alocação ineficiente, ao medir e dar valor aos serviços ecossistêmicos nos setores produtivos. Desde então, a abordagem tem sido usada em escalas diversas, desde empresas a países. A CI já desenvolveu dois estudos no Brasil usando essa abordagem, sendo que no mais recente foram realizados estudos de caso para as empresas Natura e Monsanto.

Na sua terceira fase, o projeto de quantificação e valoração de serviços ecossistêmicos nos negócios pretende fazer um recorte setorial, em cadeias de destaque do agronegócio brasileiro. O objetivo será nortear políticas públicas e mecanismos para que as cadeias agrícolas possam quantificar e minimizar os impactos da sua produção e contribuir, assim, para a conservação dos serviços ecossistêmicos.

A experiência da Agroicone em agronegócios e sustentabilidade aliada ao conhecimento de conservação da CI serão a base para futuros projetos setoriais com abordagem TEEB no Brasil.

Fonte: Agroicone

Tel: +55 (11) 3025-0500

E-mail: agroicone@agroicone.com.br

Avenida Angélica, nº 2447 conjunto 173 - Higienópolis

CEP 01227-200 São Paulo/SP - Brasil