« Voltar

Notícia

Biodiversidade na COP 12 - Conferência das Partes da CDB em Pyeongchang, Coréia do Sul

07/10/2014

A Agroicone participou da 12ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica -  COP12 - CDB em Pyeongchang, Coréia do Sul. Na abertura da COP12, o Secretário da Convenção, Bráulio Dias, salientou a importância que a biodiversidade ganha, não só nas políticas nacionais, mas também no dia a dia das empresas e da sociedade.

Destacou a urgência dos países implementarem, de maneira efetiva, o Plano Estratégico 2011-2020 e as Metas de Aichi de Biodiversidade.

Para tanto, é preciso conhecer e valorar os recursos da biodiversidade, criar políticas que promovam a conservação, trabalhar com educação ambiental a fim de integrar os valores da biodiversidade no dia a dia das pessoas.

O documento Global Biodiversity - Outlook 4 contendo indicadores que mostram os principais desafios ligados à conservação da biodiversidade destaca a redução do desmatamento no Brasil e a necessidade de incentivar a criação de políticas que permitam equilibrar produção e conservação.

Nas negociações da COP12, espera-se aprovar o Roadmap de Pyeongchang com indicadores e ações que fomentem a implementação do Plano Estratégico da CDB e as metas de biodiversidade.

Entre os dias 13 e 17 de outubro na 1ª Reunião das Partes do Protocolo de Nagoya - MOP1 - foram tomadas decisões para incentivar o acesso aos recursos genéticos e conhecimento tradicional associado, além da consequente repartição de benefícios. O Brasil ainda não ratificou o Protocolo, e participou como observador, o que é relevante,  considerando a tramitação do Projeto de Lei 7735/2014 que visa aprovar um novo marco regulatório para o tema.

Fonte: Rodrigo C.A. Lima, gerente geral Agroicone durante a COP-12

Tel: +55 (11) 3025-0500

E-mail: agroicone@agroicone.com.br

Avenida Angélica, nº 2447 conjunto 173 - Higienópolis

CEP 01227-200 São Paulo/SP - Brasil