« Voltar

Notícia

Agroicone contribui com estudo para novos combustíveis da aviação brasileira. Conheça o plano de vôo para biocombustíveis sustentáveis e faça donwload do livro digital.

19/02/2015

A indústria da aviação comprometida com a redução de seu impacto ambiental, estabeleceu metas ambiciosas para atingir um crescimento neutro em carbono até 2020 e reduzir em 50% as emissões de dióxido de carbono (dos níveis de 2005) até 2050.

Essa indústria gera aproximadamente 2% das emissões de dióxido de carbono causadas pelo homem,  uma parte pequena, mas crescente, e as projeções sugerem que até 2030 atingirão 3%.

Essas emissões representam uma preocupação global importante no século 21, e a indústria da aviação, por meio da substituição de combustíveis fósseis por biocombustíveis sustentáveis, deverá reduzir sua contribuição.

As companhias aéreas criaram, em escala global, o Sustainable Aviation Fuel Users Group (SAFUG), uma organização que tem como objetivo acelerar o desenvolvimento e a comercialização de biocombustíveis sustentáveis para a aviação.

A Agroicone  participou  do projeto contribuindo com os temas de “Uso da Terra e Sustentabilidade”. A equipe realizou 8 workshops com a participação ativa de mais de 30 stakeholders do setor privado, de instituições governamentais, de ONGs e da academia. A avaliação incluiu os tópicos mais importantes de agricultura, tecnologia de conversão, logística, sustentabilidade, comercialização e políticas.

O resultado desse esforço é o livro digital “Plano de Vôo para Biocombustíveis de Aviação no Brasil”  originado do diálogo franco e de visões diversas dos stakeholders. O relatório oferece as bases para o estabelecimento de uma nova indústria de biocombustíveis para substituir os combustíveis de aviação..

Fonte: release Embraer, Infraero, Boeing

Acesse aqui o livro

Donwload completo  do livro em inglês

Donwload do relatório em português

Tel: +55 (11) 3025-0500

E-mail: agroicone@agroicone.com.br

Avenida Angélica, nº 2447 conjunto 173 - Higienópolis

CEP 01227-200 São Paulo/SP - Brasil