« Voltar

Notícia

Agroicone participa de painel sobre os grandes temas dos 20 anos da OMC

10/09/2015

Rodrigo C. A. Lima, diretor geral da Agroicone, participou do painel “Grandes Temas dos 20 anos da OMC” , realizada pelo Programa Cátedras da OMC no Brasil.

A I Conferência Anual de Comércio Internacional (I CACI), em que foram debatidos o legado dos 20 anos da OMC e os desafios de uma nova agenda para o Comércio Internacional, organizada pela Escola de Economia de São Paulo da FGV – Fundação Getúlio Vargas e o Centro de Estudos de Comércio Internacional e Investimento (CCGI), no último dia 02 de setembro em São Paulo, contou com a participação de Rodrigo C.A. Lima no tema Agricultura.

A apresentação da Agroicone tratou dos desafios e entraves das negociações agrícolas na OMC, e mostrou que há diversos temas fora do Acordo sobre Agricultura que afetam diretamente as exportações agrícolas, como as questões sanitárias, técnicas, padrões privados, exigências ambientais. Além disso, destacou o quanto acordos regionais de comércio, como a Trans-Pacific Partnership – TPP e a Transatlantic Trade and Investment Partnership – TTIP tratam de regras mais profundas de liberalização comercial que vão muito além de redução tarifária. A agenda de convergência regulatória é um dos temas que deve criar preferências para o comércio de produtos agrícolas, tratando de questões sanitárias e técnicas, o que tende a criar preferências que excluem o Brasil de grandes mercados, especialmente na Ásia.

Acesse o conteúdo da apresentação

Fonte: Agroicone

Tel: +55 (11) 3025-0500

E-mail: agroicone@agroicone.com.br

Avenida Angélica, nº 2447 conjunto 173 - Higienópolis

CEP 01227-200 São Paulo/SP - Brasil