30/03/2016
Por Gustavo Palauro, pesquisador da
Agroicone
A agropecuária como fonte de proteína (vegetal e animal) se depara com um desafio crescente: alimentação saudável, de qualidade e acessível, alinhada ao desenvolvimento sustentável do planeta. The Protein Challenge 2040 summary report, da ONG Forum for the Future, busca debater tais questões considerando o aumento da população mundial, estimada em 9 bilhões de pessoas até 2040.
Do ponto de vista da proteína animal, a pecuária tem sido foco de debates e estudos, inclusive os desenvolvidos pela Agroicone, sobre como superar tais obstáculos. Um dos caminhos é a intensificação da atividade no Brasil, com investimentos direcionados à recuperação de pastagens degradadas, aumento da produtividade por hectare das carcaças e assistência técnica ao produtor rural - sem esquecer-se da implementação do CAR nas propriedades como forma de se conhecer o uso do solo no país e combater o desmatamento.
O cenário de intensificação pecuária auxilia ainda na liberação de pastagem para produção de culturas agrícolas, possibilitando a elevação na oferta de alimentos (proteínas oriundas de grãos). Para isso, políticas públicas e parcerias, tanto de empresas privadas quanto de organizações do terceiro setor, são necessárias para a criação de uma agenda que possa reunir tarefas factíveis a todos os parceiros, visando o desenvolvimento sustentável capaz de suprir a necessidade das populações por alimento. São essas parcerias que chamam a atenção para a leitura do The Protein Challenge 2040, destacando a importância do engajamento coletivo pela produção sustentável da proteína na agropecuária mundial.
Acesse o documento na íntegra: https://goo.gl/yoKrWa
Copyright 2019 Agroicone
Tel: +55 (11) 3025-0500
E-mail: agroicone@agroicone.com.br
Avenida Angélica, nº 2447 conjunto 173 - Higienópolis
CEP 01227-200 São Paulo/SP - Brasil