« Voltar

Notícia

Pesquisadores da Agroicone fazem palestra para universitários estrangeiros

20/05/2016

 IMG_1967v2.jpg


No último dia 16, em São Paulo, os pesquisadores Willian Kimura e Gustavo Palauro estiveram com alunos de graduação da Universidade de Illinois, dos Estados Unidos, para palestras sobre o mercado de etanol e a pecuária de corte no Brasil. Marcelo Moreira, pesquisador sênior da Agroicone, também fez uma apresentação sobre a atuação da organização junto ao agronegócio brasileiro.

 

Os alunos, do departamento de Agricultural and Consumer Economics, fazem parte de um programa internacional de imersão em temas que estão estudando (The International Business Immersion Program to South America) e vieram ao País para estudar sobre diversos temas relacionados ao agronegócio e sustentabilidade como a infraestrutura das grandes propriedades agrícolas no Brasil e o relacionamento com o governo, perfil de consumo de alimentos pelos brasileiros; cenário nacional sobre biocombustíveis e produção de cana-de-açúcar.


 IMG_1956.JPG


Willian Kimura apresentou uma visão geral do setor sucroenergético brasileiro, quais os fatos e as políticas que impactaram o cenário atual do mercado de etanol, as consequências socioambientais da mecanização da colheita da cana de açúcar, os critérios para expansão sustentável de cana no Brasil e o potencial de mitigação de gases de efeito estufa.

“Os alunos estão conhecendo um pouco da realidade do agronegócio brasileiro por meio de diversas trocas e experiências, ter contribuído para isso, sem dúvida, foi muito importante”, afirma Willian.


Já o pesquisador Gustavo Palauro apresentou uma visão ampla sobre a pecuária de corte no Brasil, sua importância para a economia do País e também a posição brasileira como player no mercado internacional. Além disso, ele trouxe as oportunidades de crescimento da atividade em âmbito nacional, e também como pode contribuir para que as metas de sustentabilidade assinadas na COP21 pelo Brasil sejam alcançadas.


 IMG_1950.JPG


“A experiência permitiu que os alunos pudessem ter mais clareza sobre a diferença entre a atividade pecuária exercida no Brasil e nos Estados Unidos para que possam estabelecer um julgamento crítico sobre isso em termos econômicos e produtivos”, disse Gustavo.

 
Para saber mais sobre o The International Business Immersion Program to South America, acesse: http://ace.illinois.edu/ibip


Acesse as apresentações dos pesquisadores:



Download: 160520175012_Illinois-Willian Kimura-Gustavo Palauro.pdf

Tel: +55 (11) 3025-0500

E-mail: agroicone@agroicone.com.br

Avenida Angélica, nº 2447 conjunto 173 - Higienópolis

CEP 01227-200 São Paulo/SP - Brasil