« Voltar

Notícia

Parceria entre Governo do MT e compradores internacionais impulsiona implementação da Estratégia PCI

08/06/2016


Arnaldo Carneiro Filho, diretor de Gestão Territorial Inteligente da Agroicone, participou de encontro sobre a implementação do programa do Governo do Estado do Mato Grosso para zerar o desmatamento ilegal até 2020 e expandir a produção agrícola



the-consumer-goods-forum-sobre-abordagem-territorial-e-compromisso-empresarial_27341938156_o.jpg




No último dia do mês de maio, 31, o Estado do Mato Grosso deu um passo importante após a Conferência Global do Clima (COP21), quando o Governo apresentou ao mundo sua estratégia para conciliar conservação de florestas com crescimento da produção agro e inclusão social, a Estratégia PCI (Produzir, Conservar e Incluir). Foi realizada a primeira reunião com o governador Pedro Taques, secretários de Estado, setor produtivo e parceiros da sociedade civil após a formalização do Comitê Estadual da Estratégia PCI. Na ocasião, o Governador e o diretor de Programas da Sustainable Trade Initiative – IDH (Iniciativa para o Comércio Sustentável), Ted van der Put, assinaram um protocolo de intenções que estabelece a parceria entre o Estado do Mato Grosso e a Iniciativa, com objetivo de apoiar o desenvolvimento sustentável do Estado por meio da implementação do PCI.


A estratégia apresentada por Mato Grosso na COP21 despertou o interesse de diversas organizações internacionais, pois estabeleceu compromissos concretos para produção sustentável e uma plataforma multistakeholder que coordenará sua implementação. A Estratégia foi formulada de maneira colaborativa entre Estado e diversas organizações do setor produtivo, ONGs, e a Agroicone. A IDH, que é uma plataforma público-privada, financiada e dirigida pelos governos dos Países Baixos, Dinamarca, Suíça e Noruega, organizações da sociedade civil e mais de 500 empresas internacionais que, na dianteira, buscam produtos de origem responsável por meio de parcerias inovadoras, também fez parte deste grupo.

 


Protocolo

O protocolo de parceria entre Governo do Mato Grosso e IDH inclui a viabilização de instrumentos para o alcance das metas de implementação do Código Florestal, realização de oficinas, seminários e workshops com entidades nacionais e internacionais, como Consumer Goods Forum - CGF e World Economic Forum - WEF, entre outras ações. Além disso, o acordo também prevê a promoção de estudos e análises técnicas, científicas, econômicas e jurídicas para subsidiar a Estratégia PCI.

 

De acordo com o secretário do Gabinete de Assuntos Estratégicos (GAE) do Mato Grosso, Gustavo de Oliveira, coordenador geral da Estratégia PCI, a parceria com o IDH apoiará o Estado a tornar o Comitê da Estratégia PCI operável, especialmente ao atrair investimentos internacionais para o plano e ao conectá-lo aos mercados internacionais de commodities abastecidos pelo Estado.


A assinatura do protocolo ocorreu após a reunião com diversos representantes do governo, empresas, organizações não governamentais e associações para debater uma agenda sobre a abordagem territorial e compromissos empresariais. 


Na avaliação de Lucian Peppelenbos, diretor do IDH, a reunião foi o encontro entre dois mundos com a proposta de uma parceria para o aumento de produção das commodities e, paralelamente, a diminuição do desmatamento por meio de estratégias para a produção sustentável.

 

Segundo Arnaldo Carneiro Filho, diretor de Gestão Territorial Inteligente da Agroicone, integrante do Comitê da Estratégia PCI, todas as soluções do plano serão construídas conjuntamente.  “Este encontro reuniu atores importantes, que serão responsáveis por viabilizar uma iniciativa que pode se transformar em referência nacional, tratando dos grandes desafios do momento, qual seja o de conciliar produção agrícola e conservação”. 


A Agroicone está elaborando análises econômicas sobre a intensificação sustentável da pecuária no Estado do Mato Grosso e estudos sobre adequação ambiental ao Código Florestal. O trabalho é uma das ações da Agroicone no projeto INPUT (Iniciativa Para o Uso da Terra), promovendo análises econômicas, estimando custos, investimentos e necessidades de crédito para a intensificação da pecuária no Brasil.


A Estratégia PCI tem o objetivo de expandir e aumentar a eficiência da produção agropecuária e florestal, apoiar a conservação dos remanescentes de vegetação nativa e a recomposição dos passivos ambientais, e promover a inclusão socioeconômica da agricultura familiar e das populações tradicionais.

 

A reunião foi uma iniciativa da IDH, do CGF e da ProForest, organização sem fins lucrativos que apoia empresas, governos e outras organizações na implementação de seus compromissos com a produção e compra responsável de commodities agrícolas e florestais.


Membros do Consumer Goods Forum – uma rede formada por mais de 400 empresas internacionais de mais de 70 países e com vendas combinadas de R$ 10 trilhões –, também participaram do encontro, que reuniu mais de 40 representantes dos setores público e privado.



Tel: +55 (11) 3025-0500

E-mail: agroicone@agroicone.com.br

Avenida Angélica, nº 2447 conjunto 173 - Higienópolis

CEP 01227-200 São Paulo/SP - Brasil