« Voltar

Notícia

Embrapa lança nova versão de sistema que auxilia planejamento e gestão do território

07/10/2016


Slide2.PNG

Ferramenta abrange agora toda América do Sul e está disponível em inglês e espanhol. Desenvolvimento da nova versão contou com o apoio da Agroicone, pelo projeto INPUT


A Embrapa Informática Agropecuária acaba de lançar uma nova versão da ferramenta online “Sistema de Análise Temporal da Vegetação – SATVeg”, que permite a geração de perfis de séries temporais de índices vegetativos a partir de imagens de satélite para suporte ao planejamento, gestão do território e monitoramento agrícola e ambiental. Gratuito, o novo sistema agora abrange todo o território da América do Sul e está disponível em dois novos idiomas: inglês e espanhol.


O SATVeg fornece dados de alta resolução temporal e possibilita acompanhar regularmente a dinâmica da vegetação com base nos índices vegetativos, que representam o comportamento da biomassa vegetal ao longo do tempo, auxiliando a diferenciação de alvos da paisagem, tais como áreas rurais e urbanas, culturas agrícolas – anuais, perenes, cana-de-açúcar – pasto, silvicultura, mata, entre outros. A ferramenta permite também monitorar o ciclo de uma cultura e sua intensificação, os desflorestamentos e até a detecção de cheias em regiões pantaneiras. As informações, extraídas de imagens do sensor MODIS, mostram o quanto de vegetação existe na área observada a partir de quadrículas com dimensões de 250 por 250 metros na superfície terrestre.


Além disso, o sistema é uma ferramenta de auxílio na geração de informações sobre o uso e a cobertura da terra no decorrer dos anos, explica Júlio César Dalla Mora Esquerdo, pesquisador da Embrapa Informática Agropecuária. “A partir da série histórica com dados desde o ano 2000, é possível saber o que era floresta, que  dela foi desmatado e virou pasto, para depois se tornar agricultura, ou seja, é possível reconstruir o histórico do terreno para dar suporte a mapeamentos de uso da terra”, explica o pesquisador, que coordena a iniciativa juntamente com  Alexandre Coutinho e João Antunes, pesquisadores da Embrapa.


Com a ferramenta, análises que antes demandavam conhecimentos técnicos de programação e robustos processamentos digitais de imagens agora podem ser feitas mais rapidamente por meio dos algoritmos do sistema web que produzem informações e gráficos de forma automática. Assim, pesquisadores e técnicos que trabalham diretamente com geoprocessamento, imagens de satélite, séries temporais, mapeamento do uso da terra, avaliação e fiscalização de crédito agrícola, além de estudantes, gestores públicos e demais usuários do setor produtivo conseguem identificar e monitorar a dinâmica de uso e cobertura da terra em toda a extensão da América do Sul, conhecendo o seu comportamento com mais precisão. “A ferramenta pode ainda contribuir com a elaboração de políticas públicas ambientais e agrícolas relativas ao uso e cobertura da terra”, complementa o pesquisador.


Além da maior cobertura geográfica, as melhorias no sistema incluem novas funcionalidades de filtragem, qualidade dos dados e um conteúdo tutorial voltado para o público não especializado. Para conhecer o SATVeg, clique aqui!



A Agroicone apoiou diretamente o desenvolvimento desta nova versão pelo projeto INPUT (Iniciativa para o Uso da Terra). “O SATVeg é uma ferramenta de grande importância para o planejamento territorial, capaz de contribuir de maneira decisiva para as estratégias que definirão os contornos da agricultura sustentável no Brasil”, explica Arnaldo Carneiro Filho, diretor de Gestão Territorial Inteligente da Agroicone.



O projeto INPUT (Iniciativa para o Uso da Terra) é uma parceria da Agroicone com o Climate Policy Initiative (CPI). Para saber mais, visite o site: www.inputbrasil.org

Tel: +55 (11) 3025-0500

E-mail: agroicone@agroicone.com.br

Avenida Angélica, nº 2447 conjunto 173 - Higienópolis

CEP 01227-200 São Paulo/SP - Brasil