« Voltar

Notícia

Homenagem ao amigo e professor Fábio Ribas Chaddad

01/12/2016

Foi com profunda tristeza que recebemos a notícia da morte do amigo, professor e pesquisador incansável, Fábio Ribas Chaddad, com quem tivemos o privilégio de conviver, compartilhar ideias e aprender.


A habilidade de compreender os desafios da agricultura brasileira, aliada à naturalidade para se relacionar com os produtores, entidades do setor agrícola e setor público, tendo visão acadêmica aplicada de maneira estratégica, tornavam o engenheiro agrônomo Fábio Ribas Chaddad uma mente brilhante que trouxe muitos benefícios para o setor agrícola. Até o fim da vida, manteve o espírito construtivo e provocativo, refletindo sobre os desafios da produção de alimentos saudáveis e sustentáveis em um mundo em profunda transformação.


Há três meses, Fábio esteve no Brasil para o lançamento do seu último livro, The Economics and Organization of Brazilian Agriculture: Recent Evolution and Productivity Gains, que faz um acurado diagnóstico da evolução da agricultura brasileira. Mesmo debilitado, fez uma apresentação lúcida, provocou reflexões importantes e proporcionou a todos os presentes um debate rico e generoso de ideias. Propôs uma ampla discussão sobre novas políticas que permitam maximizar produção aliada à conservação ambiental, mesclando os diferentes sistemas produtivos – agricultores familiares, orgânicos, monoculturas, SAF – no contexto de uma só agricultura brasileira.


Trouxe o debate sobre a adequação ao Código Florestal, a respeito da precariedade da extensão rural como enorme abismo que continua a manter milhares de produtores em condições de subsistência e da necessidade de organização, integração e gestão dos produtores rurais que têm nas cooperativas um grande exemplo a ser seguido. Mesmo abatido pelos efeitos da doença, o professor Fábio motivou um debate pautado pelos principais temas que impactam a agricultura global.


É com mentes abertas, dispostas a ouvir, analisar, propor e criar soluções fundamentadas que se constrói uma agricultura e um mundo melhor. Pena que Fábio tenha partido cedo, mas seguramente deixou aprendizados que devem motivar e ensinar quem continua a lutar pela agricultura e por um mundo mais humano. À Mariel e ao Rodrigo, muita força e resiliência neste momento, nutrindo a vida como ele sempre o fez neste plano.


Equipe Agroicone

Tel: +55 (11) 3025-0500

E-mail: agroicone@agroicone.com.br

Avenida Angélica, nº 2447 conjunto 173 - Higienópolis

CEP 01227-200 São Paulo/SP - Brasil