« Voltar

Notícia

UNICA Fórum 2016 debateu o papel da cana na descarbonização da economia mundial

30/11/2016

WhatsApp Image 2016-11-28 at 15.54.12.jpeg 
André Nassar, diretor da Agroicone, abordou o tema das bioenergias e a viabilização das NDCs brasileiras


No dia 28 de novembro, foi realizado o UNICA Fórum 2016 para discutir o papel dos produtos obtidos da cana no processo de “descarbonização” da economia mundial, principalmente diante dos compromissos assumidos pelo Brasil no Acordo de Paris.


Com cerca de 600 participantes e representantes do setor sucroenergético, governamental e especialistas em energias renováveis e meio ambiente, o fórum contou com as presenças de dois ministros - Fernando Coelho Filho (Minas e Energias) e José Serra (Relações Exteriores) -, além do presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Luiz Barroso, e do secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do MME, Márcio Felix. Dentre os palestrantes, André Nassar, diretor de Estratégia e Novos Negócios da Agroicone, participou da plenária sobre “As Bioenergias e a Viabilização dos Compromissos Brasileiros no Acordo do Clima”.


Nassar falou sobre a importância do Brasil colocar em prática as NDCs (sigla em inglês para Contribuições Nacionalmente Determinadas) assumidas no acordo e apresentadas ao mundo. Segundo ele, o País não deveria ser dependente do exterior para olhar para suas metas, é preciso analisar se são boas, se elas se encaixam a realidade brasileira e, por fim, colocá-las em prática. Comentou ainda sobre a viabilização dessas metas e sobre um apoio, uma condição de competitividade, que o governo poderia dar a alguns setores de bioenergias.


A lista de palestrantes também contou com influentes lideranças de entidades e organizações que têm relação direta com a indústria canavieira, especialmente dos setores automotivos e de combustíveis, como a Petrobras, representada pelo seu presidente, Pedro Parente; da Anfavea, que enviou seu presidente, Antonio Megale, e a Nissan, que teve como representante seu gerente de Engenharia de Produto no Brasil, Ricardo Abe.


A UNICA criou o Fórum UNICA para nutrir o debate de temas estratégicos para o setor sucroenergético e as energias renováveis no Brasil e no mundo. A ideia é que o Fórum aconteça a cada dois anos, pois assim será intercalado pelo Ethanol Summit, um dos principais congressos globais tratando de questões energéticas e biocombustíveis com foco no etanol e derivados da cana. Com o revezamento de eventos, a UNICA terá todos os anos algum grande debate com seu aval.


A primeira edição do UNICA Fórum contou com o apoio do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) e de importantes entidades e organizações ligadas ao segmento.

Tel: +55 (11) 3025-0500

E-mail: agroicone@agroicone.com.br

Avenida Angélica, nº 2447 conjunto 173 - Higienópolis

CEP 01227-200 São Paulo/SP - Brasil