« Voltar

Notícia

Brasil adere ao Desafio de Bonn e à Iniciativa 20x20

08/12/2016


No último dia 3, os ministros do Meio Ambiente, Sarney Filho, e o da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, anunciaram a adesão do governo brasileiro ao Desafio de Bonn (“Bonn Challenge”) e à Iniciativa 20x20, em Cancún, no México, durante a COP13 da Convenção sobre Diversidade Biológica.


A adesão representa a contribuição voluntária do Brasil para restaurar, reflorestar e promover a regeneração natural de 12 milhões de hectares até 2030 para múltiplos usos. Além disso, foi estabelecido o objetivo de implementar, até 2030, 5 milhões de hectares de sistemas integrados que combinem lavoura-pecuária-floresta, em qualquer arranjo. A contribuição voluntária à Iniciativa 20x20 também inclui a recuperação de 5 milhões de hectares de pastagens degradadas até 2020, assim como outras tecnologias que visam ao aumento da resiliência da agricultura brasileira às mudanças do clima. Esses esforços estão inseridos no Plano Agricultura de Baixo Carbono (Plano ABC).


Na declaração oficial, os ministros afirmam que “alcançar as contribuições demandará investimento, bem como o desenvolvimento, implantação, difusão e transferência de tecnologia” e que o País “acolhe a oportunidade de cooperar com todos os participantes e apoiadores do Desafio de Bonn e da Iniciativa 20x20 para mobilizar recursos técnicos e financeiros e direcionar investimentos ao Brasil a fim de gerar benefícios globais”.


Para Rodrigo C A Lima, diretor geral da Agroicone, que acompanha a COP13 em Cancún, a adesão a essas iniciativas reforça o compromisso do Brasil de promover a restauração florestal e a agropecuária de baixo carbono. “Além disso, ressalta a importância de se buscar mecanismos financeiros para dar escala à restauração de florestas e recuperação de pastagens, dentre outras boas práticas. É imprescindível ter a agenda de financiamento como parte central dos esforços feitos pelo governo e pelo setor privado, dessa forma será possível dar escala para essas ações", complementa.


De acordo com o governo brasileiro, essa contribuição voluntária inclui medidas que o Brasil pretende adotar na implementação da sua Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC), no contexto do Acordo de Paris da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), ratificado pelo governo brasileiro em setembro de 2016.


A adesão a essas iniciativas demonstra o compromisso do Brasil com o cumprimento das metas da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), da Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação (UNCCD) e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).


O Desafio de Bonn é um esforço internacional não vinculante de recuperação da paisagem florestal para restaurar 150 milhões de hectares de áreas desmatadas ou degradadas até 2020, e uma extensão adicional de 200 milhões de hectares até 2030. Já a Iniciativa 20x20 é uma plataforma que visa à recuperação de 20 milhões de hectares de áreas produtivas na América Latina e Caribe. A proposta prevê a recuperação e a conservação de solos produtivos, a integração de sistemas agrícolas, bem como o engajamento de investidores para financiar as atividades dessa iniciativa.


Faça o download da declaração oficial abaixo:


Download: 161208180503_Bonn Challenge-Brazil COP13.docx

Tel: +55 (11) 3025-0500

E-mail: agroicone@agroicone.com.br

Avenida Angélica, nº 2447 conjunto 173 - Higienópolis

CEP 01227-200 São Paulo/SP - Brasil