« Voltar

Notícia

André Nassar retorna para a Agroicone

13/12/2016

1Agroicone Andre.jpg


Após exercer o cargo de secretário de Política Agrícola no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), André Nassar retorna à Agroicone como diretor de Estratégia e Novos Negócios, com o papel de implementar projetos com investimentos de impacto nas cadeias do agronegócio. Para isso, fortalecerá as ações de engajamento do setor produtivo na implementação do Código Florestal e das NDCs (sigla em inglês para Contribuições Nacionalmente Determinadas), com foco em soluções com retorno econômico e capacidade de financiamento. “Com base na longa experiência da Agroicone na elaboração de estudos econômicos e legais em temas que integram produção e sustentabilidade, o que faremos agora é atuar com potenciais financiadores que desejam promover o desenvolvimento sustentável da agricultura brasileira”, afirma Nassar.




MAPA

No Ministério, quando foi secretário de março de 2015 a maio de 2016, Nassar foi o principal negociador dos Planos Safra 2015/16, liderando melhorias no Sistema Nacional de Crédito Rural e na lei dos títulos do agronegócio. Durante sua gestão, promoveu a diversificação das fontes de financiamento, a revisão de parâmetros nos créditos de investimento e custeio, a redução de custos para produtores rurais e instituições financeiras e a realocação e redução de subsídios. O ex-secretário aumentou também a base de produtores atendidos pelo Programa de Subvenção do Seguro Rural, reduziu as subvenções para lavouras de elevado risco e aumentou a transparência dos gastos com subvenções. Foram criados o departamento de Logística, Infraestrutura e Geoconhecimento, a Coordenação de Florestas Plantadas e a Comissão de Desenvolvimento Sustentável do Agronegócio, e incorporou, sem descontinuidade, setores de agroenergia e café, assim como o FUNCAFÉ, na Secretaria de Política Agrícola. Por fim, Nassar foi um dos principais formuladores das metas do setor agropecuário das iNDCS,  lançadas pelo Brasil na COP21, e foi coordenador da equipe que negociou pontos de interesse do MAPA na formulação do decreto sobre a Lei de Acesso a Recursos Genéticos.


 

Agroicone

André Nassar participou da fundação do  ICONE (Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais), tendo sido diretor geral do Instituto de 2007 a 2012. Conduziu a mudança do ICONE para a Agroicone em 2013. Foi diretor geral da organização até fevereiro de 2015, quando assumiu a Secretaria de Política Agrícola do MAPA. 

Nassar foi o idealizador do Modelo Brasileiro de Uso da Terra para Agricultura (BLUM), ferramenta que permitiu ao etanol de cana-de-açúcar brasileiro ser aceito como combustível renovável pela Agência de Proteção Ambiental do Governo dos Estados Unidos. O BLUM é utilizado no planejamento da expansão do setor agrícola e na avaliação de políticas para o setor.

Formado em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo, André Nassar tem mestrado e doutorado pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA-USP). Foi ainda pesquisador visitante na School of Foreign Services da Georgetown University (Washington, EUA).

Tel: +55 (11) 3025-0500

E-mail: agroicone@agroicone.com.br

Avenida Angélica, nº 2447 conjunto 173 - Higienópolis

CEP 01227-200 São Paulo/SP - Brasil