« Voltar

Notícia

Intensificação da pecuária é fundamental para a expansão da agropecuária

05/12/2016

Publicação da Agroicone sinaliza que a intensificação da atividade é economicamente viável e contribui para redução do desmatamento e implementação do Código Florestal



A Agroicone divulga o estudo: “Intensificação da pecuária como peça-chave na expansão da agropecuária sustentável no Brasil”, coordenado por Leila Harfuch, gerente geral da Agroicone.  Resumo de outros três estudos sobre pecuária, o documento recomenda que a intensificação é necessária para a expansão do agronegócio junto com a redução do desmatamento e a implementação do Código Florestal ao longo prazo.  Além disso, aponta que a intensificação da atividade é economicamente viável, mas que deve acontecer uma escala mínima para a viabilização. Esse também indica que a expansão da atividade pecuária só é possível pela valorização da terra e não da atividade em sim. Assim como ressalta que pastagens de baixa produtividade podem virar lavouras e florestas plantadas mirando a otimização dos retornos e a regularização ambiental no caso do Estado de Mato Grosso. Por fim, o estudo descreve a importância de investimentos que devem ser aplicados para essa intensificação da pecuária em clusters produtivos, buscando a originação sustentável.


Os três estudos que compõem o resumo, disponíveis neste website, são: “Visão de longo prazo para a pecuária brasileira: impactos da implementação do Código Florestal e da redução de desmatamento”, “Análise econômica de projetos de investimentos para expansão da produção pecuária” e “Estudo de caso da pecuária de corte em Mato Grosso.


A publicação “Intensificação da pecuária como peça-chave na expansão da agropecuária sustentável no Brasil” foi um dos documentos levados pela Agroicone para a COP22, em Marrakesh, Marrocos, com o objetivo de apresentar os avanços das pesquisas na área da intensificação da pecuária, apresentar  as possibilidades e necessidades para promover a intensificação sustentável da pecuária no Estado de Mato Grosso para  alcançar as metas do Programa PCIe como a Brasil está se movendo para alcançar as NDCs (sigla em inglês para Contribuições Nacionalmente Determinadas).

Tel: +55 (11) 3025-0500

E-mail: agroicone@agroicone.com.br

Avenida Angélica, nº 2447 conjunto 173 - Higienópolis

CEP 01227-200 São Paulo/SP - Brasil