« Voltar

Notícia

Apresentações do seminário final do CLIMA disponibilizados

11/01/2017

CLIMA.jpg


No dia 15 de dezembro de 2016 ocorreu no Palácio do Itamaraty do Ministério das Relações Exteriores o seminário final da plataforma CLIMA, da qual a Agroicone participa como responsável pela modelagem do uso da terra por meio do Brazilian Land Use Model - BLUM. Organizado em colaboração entre o Centro de Estudos Integrados sobre Meio Ambiente e Mudanças Climáticas (Centro Clima) e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), contou com a participação do Diretor da ABC, o Embaixador João Almino, assim como a representação da Federal Ministry for the Environment, Nature Conservation, Building and Nuclear Safety (BMUB) na Embaixada da Alemanha no Brasil, o Dr. Lutz Morgenstern.

Mais de 50 especialistas participavam no seminário, incluindo do setor privado (Raízen, Bunge, UNICA, UBRABIO, APEX, entre outros), diferentes ministérios federais (Ministério do Meio Ambiente – MMA, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTi, Ministério da Fazenda, Ministério de Minas e Energia – MME, e o Ministério das Relações Exteriores – MRE), agências de governo (Agência Nacional de Águas – ANA, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMbio, várias unidades da Embrapa), do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), da Câmara interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN), Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas (CMMC) e academia, de instituições internacionais (Banco Mundial, FAO, PNUD), do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas (FBMC) e da Rede CLIMA, e da cooperação bilateral (GIZ).

Disponibilizamos aqui as apresentações da equipe CLIMA para o download pelo público interessado. Em breve será publicado o relatório final do CLIMA, também aqui no site.

  1. Contexto: A plataforma CLIMA e seus objetivos (Dr. Martin Obermaier, COPPE/UFRJ)
  2. Ciência do clima: Aprimorando a qualidade de dados climáticos/meteorológicos para subsidiar políticas públicas na prática (Alexandre C. Xavier, Carey W. King, Bridget R. Scanlon)
  3. Integração metodológica: Clima, uso da terra, recursos hídricos, energia e macroeconomia na modelagem do CLIMA (Dr. Marcelo Moreira, Willian Kimura, Agroicone Ltda.)
  4. Operacionalização de cenários socioeconômicos e políticas: Cenários alternativos para análise da expansão de biocombustíveis até 2030 (Dr. William Wills, COPPE/UFRJ)
  5. Uso da terra: Estimativas da expansão de biocombustíveis em cinco cenários até 2030 (Dr. Marcelo Moreira, Willian Kimura, Agroicone Ltda.)
  6. Economia: Impactos macroeconômicos da expansão de biocombustíveis e mudanças climáticas no uso da terra até 2030 (Dr. William Wills, COPPE/UFRJ)
  7. Recursos hídricos: Pegada hídrica e irrigação no caso da cana-de-açúcar (Renata Rodriguez, Carey W. King, Bridget R. Scanlon)
  8. Comunidades tradicionais: Consequências sociais e ambientais da expansão de biocombustíveis: perspectivas para comunidades tradicionais (Dr. Martin Obermaier, COPPE/UFRJ)
  9. Conclusões: Contextualização dos resultados para o planejamento de adaptação e mitigação dentro do contexto do desenvolvimento sustentável (Equipe do CLIMA)

Confira a plataforma CLIMA aqui

Foto: Willian Kimura (Agroicone Ltda.)

Tel: +55 (11) 3025-0500

E-mail: agroicone@agroicone.com.br

Avenida Angélica, nº 2447 conjunto 173 - Higienópolis

CEP 01227-200 São Paulo/SP - Brasil