« Voltar

Notícia

Planejamento estratégico do Programa PCI é apresentado a investidores

26/01/2017


reunião pci_ (1).jpg


Nos dias 24 e 25, investidores nacionais e internacionais e membros do Comitê Estadual do Programa PCI (Produzir, Conservar e Incluir)  Mato Grosso se reuniram para apresentação da implementação do planejamento estratégico da iniciativa, que deverá ocorrer entre os meses de fevereiro e junho deste ano, com a realização de um diagnóstico das oportunidades e lacunas nas metas assumidas por Mato Grosso. Leila Harfuch, gerente geral da Agroicone, esteve presente no encontro.


Na primeira fase do plano, será feito o mapeamento de iniciativas no setor público e privado já em andamento no estado, com entrevistas, identificação de oportunidades e lacunas por metas, nos três eixos, e uma definição de linha de base de atuação. Em uma segunda etapa, haverá oficinas temáticas, desenho de agendas e elaboração de indicadores de impacto que auxiliarão no desenho da governança da PCI.


“O trabalho de planejamento é vital para otimizar os projetos e investimentos presentes e futuros que aqui aportarem”, disse o diretor-executivo do Comitê Estadual da Estratégia PCI, Fernando Sampaio. Ele explicou que é preciso uma preparação logística e administrativa para oferecer um ambiente seguro de negócios até 2030.


Segundo o diretor da organização IDH (The Sustainable Trade Initiative), Lucian Peppelenbos, este momento oferece um ambiente favorável por reunir condições de produção, arcabouço legal e comprometimento dos setores envolvidos.


A Agroicone é uma das organizações integrantes do Comitê desde sua fundação em 2015. O suporte para a implementação da intensificação sustentável da pecuária no Estado, conciliando a expansão da produção agropecuária com a regularização ambiental, é a principal contribuição da Agroicone, que também fará análises de projetos com potencial de investimentos. O trabalho desenvolvido no Mato Grosso é uma das ações da Agroicone para o projeto INPUT (Iniciativa Para o Uso da Terra), com a produção de análises para mensurar custos, investimentos e necessidades de crédito para a intensificação sustentável da pecuária no Brasil.


Programa PCI


Cerca de 30 membros compõem a Estratégia PCI, que tem como objetivo fomentar o desenvolvimento sustentável e inclusivo no Mato Grosso. A estratégia apresentou metas nos três eixos na 21ª Conferência Global do Clima (COP 21), realizada em Paris, na França, em 2015. As metas definidas foram construídas por nove Secretarias de Governo, setor produtivo e sociedade civil organizada. No eixo Conservar, estabeleceu que Mato Grosso precisa recompor prioritariamente 1 milhão de hectares de Área de Preservação Permanente (APP) e 1,9 milhão de hectares de Reserva Legal, além de reduzir o desmatamento ilegal a zero até o ano de 2020.

 

Tel: +55 (11) 3025-0500

E-mail: agroicone@agroicone.com.br

Avenida Angélica, nº 2447 conjunto 173 - Higienópolis

CEP 01227-200 São Paulo/SP - Brasil