« Voltar

Notícia

Desafios para financiar restauração florestal são discutidos em seminário do KFW e BNDES

08/03/2017

Workshop_KfW-BNDES andré.jpg


Maior clareza de processos e a existência de sinergias com produção são chave para deslanchar a restauração florestal no país. Essa foi a principal conclusão do seminário em Brasília realizado pelo KfW e BNDES com apoio da Agroicone, no último dia 13 de fevereiro. As organizações que promoveram o encontro estão trabalhando para fomentar financiamento para diferentes modelos de restauração florestal em propriedades agrícolas, tendo como grande mote as exigências do novo Código Florestal.


A Agroicone apresentou o estudo “12 milhões de hectares em 12 casos reais: Modelos econômicos para fomentar a restauração ecológica no Brasil”, encomendado pelo KfW como forma de dar subsídios técnicos de qualidade para um futuro programa de financiamento florestal. Tendo doze casos concretos como base, o estudo fez detalhadas analises financeiras de propriedades agrícolas em São Paulo, Mato Grosso e Bahia, simulou os custos e receitas de projetos de adequação ambiental e identificou os principais fatores de estímulo para tomar financiamento para atividades de restauração.


O aproveitamento de áreas subutilizadas e o uso econômico das florestas, aliados à linhas de financiamento, são opções para gerar impacto positivo no fluxo de caixa de alguns produtores, indicando que há possibilidade de rentabilidade positiva aliado a adequação ambiental. É necessário, no entanto, um bom diagnóstico da situação da propriedade, em seus aspectos produtivos e financeiros, e, para isso, apoio técnico é crucial. “É preciso ter a confiança do produtor e convencê-lo de que esta análise detalhada da fazenda é útil para o seu negócio e para conseguir financiamentos futuros”, afirma Marcelo Moreira, pesquisador sênior da Agroicone e um dos autores do estudo.


Os participantes do seminário - representantes de governos, bancos e setor privado – discutiram sobre os principais obstáculos que inibem a demanda e o oferecimento de crédito para restauração florestal, e formas de superá-los. A redução de incerteza, a assistência técnica especializada e a estruturação de modelos de negócio foram pontos levantados, assim como possíveis mecanismos de mitigação e compartilhamento de riscos.  A Agroicone seguirá atuando no tema de financiamento para restauração florestal com os parceiros do seminário como forma de alavancar a implementação do Código Florestal em escala.

 

Tel: +55 (11) 3025-0500

E-mail: agroicone@agroicone.com.br

Avenida Angélica, nº 2447 conjunto 173 - Higienópolis

CEP 01227-200 São Paulo/SP - Brasil