« Voltar

Notícia

Agroicone apresenta nova publicação

12/06/2017

GuiPlantas_Agroicone_Banner-2-960x546.jpg


Com objetivo de prover conhecimento a todos os envolvidos na implementação do Código Florestal, a Agroicone, por intermédio do projeto Iniciativa para o Uso da Terra (INPUT), apresenta sua nova publicação: o Guia de Plantas da Regeneração Natural do Cerrado e da Mata Atlântica, de autoria de Paolo Alessandro Rodrigues Sartorelli e Eduardo Malta Campos Filho.


Trata-se da compilação de 102 espécies nativas - entre árvores, arvoretas, arbustos, subarbustos e palmeiras -, que podem ser utilizadas como alternativas na restauração florestal de Áreas de Preservação Permanente (APPs) e Reservas Legais (RLs), principalmente pelo seu baixo custo. A publicação, coordenada por Arnaldo Carneiro, apresenta as espécies pelo nome popular, científico e pela família. Além disso, traz as suas características, como capacidade de rebrota, forma de dispersão, interação com a fauna, onde ocorrem, e seus ciclos.


O intuito é possibilitar aos envolvidos na restauração florestal o entendimento de onde está ocorrendo a regeneração natural e quais são seus benefícios. “A ideia deste guia é fomentar as demandas da lei florestal e, também, despertar o olhar de produtores rurais, técnicos e restauradores de campo para a regeneração como mais uma técnica de restauração”, pontua Paolo Sartorelli.


Como parte do trabalho de divulgação, um evento de lançamento foi promovido no dia 10 de maio, em São Paulo (SP), e contou com a presença de diversos especialistas e entusiastas do tema.


Acesse a versão completa do estudo no link: http://www.inputbrasil.org/publicacoes/guia-de-plantas-da-regeneracao-natural-do-cerrado-e-da-mata-atlantica/

Fonte: Redação

Autor: Agroicone

Tel: +55 (11) 3025-0500

E-mail: agroicone@agroicone.com.br

Avenida Angélica, nº 2447 conjunto 173 - Higienópolis

CEP 01227-200 São Paulo/SP - Brasil