« Voltar

Notícia

Reunião do PainelBio discute as metas brasileiras de biodiversidade

12/06/2017

Credito_James Pritchett.jpg


Ao fim de maio, a Agroicone, enquanto empresa que promove o desenvolvimento sustentável na agricultura, participou da segunda reunião do Painel Brasileiro de Biodiversidade (PainelBio), em Brasília (DF).

 

O evento foi promovido com o objetivo de apresentar a versão mais atualizada da Estratégia e Plano de Ação Nacionais para a Biodiversidade (EPANB), instrumento importante por descrever quais são as 20 metas nacionais para 2020 – que englobam as metas de Aichi, parte da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) -, bem como seus princípios de implementação.

 

“O Brasil é signatário da CDB e, por esse motivo, precisa se aprofundar nos processos de como implementar e aferir os objetivos firmados. A Reunião do PainelBio é relevante, pois reúne não apenas os ministérios, mas também atores sociais que se preocupam com a temática. E, neste sentido, acreditamos que temos muito a contribuir na revisão do documento e propostas de ações”, ressalta Rodrigo Lima, diretor geral da Agroicone.

 

O novo Código Florestal tem um importante papel em relação às metas de biodiversidade, em específico à meta número 11, que exige que até 2020 deverão ser preservadas pelo menos 30% da Amazônia e 17% dos demais biomas. Isto porque nestas porcentagens entram Áreas de Preservação Permanente (APPs) e Reserva Legal (RL),  além de Unidades de Conservação (UCs) e Terras Indígenas. “A nova lei florestal, que comemorou cinco anos em maio e vem sendo implementada a passos largos, possui instrumentos como o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o Programa de Regularização Ambiental (PRA) que podem ser utilizados como indicadores. Trata-se de uma convergência de temas que podem se ajudar mutualmente, desde que quando colocados em prática”, pontua Rodrigo.

Fonte: Redação

Autor: Agroicone

Tel: +55 (11) 3025-0500

E-mail: agroicone@agroicone.com.br

Avenida Angélica, nº 2447 conjunto 173 - Higienópolis

CEP 01227-200 São Paulo/SP - Brasil