« Voltar

Notícia

Lançamento: Plataforma Brasileira de Normas Voluntárias de Sustentabilidade

12/06/2017

Normas Brasileiras_InMetro.png


Na última semana de maio, a Plataforma Brasileira de Normas Voluntárias de Sustentabilidade (VSS), liderada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), foi lançada em Brasília (DF) e em São Paulo (SP), para avaliação conjunta e discussão de seus impactos sobre comércio e desenvolvimento sustentável.

 

Na ocasião, diversos atores marcaram presença, entre eles a Agroicone, representada pelo seu diretor geral, Rodrigo Lima. O objetivo do evento foi debater como os VSS podem promover melhorias de gestão - diante de temas ambientais e sociais -, assegurar acesso a mercados e de que forma podem criar barreiras ao comércio.

Neste sentido, mais do que reconhecer o potencial da agricultura e a proliferação de padrões que visam atestar o cumprimento de práticas sustentáveis, é essencial que o setor privado brasileiro, bem como o governo, participe das iniciativas globais. “A falta de participação do Brasil nas principais iniciativas que criam VSS, sem que aspectos regionais ligados à agropecuária tropical sejam considerados, tende a criar padrões que fatalmente podem penalizar os produtos brasileiros”, explica Rodrigo.

De acordo com o diretor, seguindo por este caminho além de evitarmos comparações injustas entre países, poderemos criar mercados equilibrados e padrões que, realmente, estão alinhados com o significado da sustentabilidade. “É fundamental que os VSS sejam pautados pelo enfoque de melhorias contínuas e que contem com a participação de todos os atores interessados, incluindo os produtores e a indústria”, finaliza.

A Plataforma desenvolverá pesquisas e buscará ajudar o setor produtivo no contexto dos debates sobre VSS, especialmente visando inserir o Brasil nos principais foros como a United Nations Forum on Sustainability Standards e a International Social and Environmental Accreditation and Labelling Alliance. Para acessar mais informações sobre, clique aqui.

 

Fonte: Redação

Autor: Agroicone

Tel: +55 (11) 3025-0500

E-mail: agroicone@agroicone.com.br

Avenida Angélica, nº 2447 conjunto 173 - Higienópolis

CEP 01227-200 São Paulo/SP - Brasil