« Voltar

Notícia

Combustíveis alternativos para a aviação

13/07/2017

Agricone_562_.jpg


Em linha com os compromissos de inúmeros signatários do Acordo de Paris, a Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO) busca identificar soluções para cumprir seus compromissos de não aumentar emissões a partir de 2020 e de reduzir as emissões dos vôos internacionais em 50% até 20150. Grande parte deste esforço se dará por substituição de parte dos combustíveis, além de ações para melhorar eficiência operacional.


Tendo este ponto de partida, por meio de um grupo intitulado Alternative Fuels Task Force (AFTF), a ICAO procura eleger avaliações de performance, verificar os cálculos de emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE), além de realizar análises de ciclo de vida e avaliações de outros quesitos técnicos e de sustentabilidade. Estes pontos devem ser definidos pelo grupo e validado por determinadas certificações que estarão aptas à atestar a sustentabilidade de combustíveis advindos de fontes renováveis que possam ser utilizados nas aeronaves já existentes.


Devido aos trabalhos realizados há mais de dez anos na área de regulamentações internacionais, a Agroicone contará com um representante de sua equipe nas negociações da ICAO. Marcelo Moreira, pesquisador sênior, foi nomeado representante brasileiro da organização e oferecerá subsídios técnicos para a discussão e para a instituição de bases sólidas sobre o assunto. Vale ressaltar também que o profissional colabora para as discussões do RenovaBio, política do governo federal em desenvolvimento para fomentar biocombustíveis no Brasil.


“Participar deste grupo na ICAO é uma forma de contribuir para a redução de assimetrias de informação e estamos muito felizes em fazer parte da construção desta história de sustentabilidade na aviação internacional”, celebra Marcelo.

Fonte: Agroicone

Autor: Redação

Tel: +55 (11) 3025-0500

E-mail: agroicone@agroicone.com.br

Avenida Angélica, nº 2447 conjunto 173 - Higienópolis

CEP 01227-200 São Paulo/SP - Brasil