« Voltar

Notícia

Suinocultura carece de mecanismos de mercado junto com política agrícola

13/07/2017

WhatsApp Image 2017-07-03 at 09.45.50_site.jpeg


De 28 a 30 de junho, foi realizada a 17ª edição do Seminário Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura, em Atibaia. Um evento tradicional, organizado pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), que contou com a participação do diretor de Estratégia e Novos Negócios da Agroicone, André Nassar.


Responsável pela abertura do painel “A adaptação da suinocultura frente aos desafios de uma nova era’, o engenheiro agrônomo apresentou tendências e oportunidades da política agrícola e do mercado de grãos. Para o plano safra 2017/18, houve uma redução de taxa de juros, acompanhando a queda da taxa SELIC, junto com volumes crescentes de recursos disponíveis. No último ano safra, a suinocultura obteve cerca de R$3,7 bilhões de crédito agrícola oficial, dividido em diversos programas. Apenas 8% deste total vem do PRONAF (destinado a agricultura familiar) e 4% do PRONAMP (destinado aos produtores de tamanho médio).  “É imprescindível haver volume de crédito condizente com o setor além da possibilidade de crescimento de financiamento por parte do mercado privado. Hoje, a oferta privada disponível é pouco acessível”, afirma André.


Outro ponto apresentado por André Nassar é necessidade de investimento contínuo em aumento de produtividade”. Segundo o executivo, é necessário entender que o setor busca sempre por resultados e que o uso de novas tecnologias pode levar um tempo para aumentar margem, mas é um caminho eficaz no médio e longo prazo. “Estou otimista com o futuro da agropecuária brasileira devido ao volume razoável de crédito disponível, mas é preciso se atentar a questões atreladas ao seguro rural, que apenas cobre regiões de maior risco e, consequentemente, não atrai investimentos privados, e à guarda das safras. Temos um gap na armazenagem de grãos que beira 80 milhões de toneladas”, afirma.

Fonte: Agroicone

Autor: Redação

Tel: +55 (11) 3025-0500

E-mail: agroicone@agroicone.com.br

Avenida Angélica, nº 2447 conjunto 173 - Higienópolis

CEP 01227-200 São Paulo/SP - Brasil