« Voltar

Notícia

Agroicone e CNA realizam evento sobre o Código Florestal, em Brasília

19/07/2017

CONVITE_Evento CF 5 anos_CNA_Agroicone_vfinal.png

No dia 26 de julho, das 14 às 18h, acontecerá, em Brasília, o evento ‘O Código Florestal como caminho para o desenvolvimento sustentável do agro e do Brasil’, organizado pela Agroicone em parceria com a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Considerando os cinco anos da Lei Federal 12.651/2012, o intuito do evento é debater quais são os passos necessários para a efetiva implementação do Código Florestal, tendo como base o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e a adequação de posses e propriedades que tenham passivos de Áreas de Preservação Permanente (APPs) ou de áreas de Reserva Legal (RL).

“Nosso objetivo é abordar, em quatro painéis, temas que contemplem todas as etapas de adequação ao Código Florestal, tratando a legislação como um enorme ativo que diferenciará a agropecuária brasileira e que exercerá um papel fundamental para conciliar produção de alimentos associada à conservação ambiental”, destaca Rodrigo C A Lima, diretor geral da Agroicone.

Mais do que atender metas internacionais, principalmente os compromissos firmados no Acordo de Paris, o Código Florestal precisa ser enxergado como uma lei ambiental ambiciosa, que, por um lado, impõe obrigações aos produtores e, por outro lado, gera benefícios dentro e fora da porteira, uma vez cumprida. “O agronegócio brasileiro, além de ser um importante motor de nossa economia, contribui imensamente para o desenvolvimento sustentável do país, produzindo alimentos, energias e fibras e conservando florestas. Cumprir o Código Florestal dará mais transparência para o agro brasileiro que produz e conserva”, pontua André Nassar, diretor de estratégia e novos negócios da Agroicone.

Na medida em que o Código Florestal começa a ser colocado em prática e que os bancos e as cadeias produtivas enxergam a adequação como requisito para acesso a crédito e para a comercialização de produtos do campo, é extremamente relevante para os produtores rurais pensar no cenário dos próximos cinco anos. 

Neste sentido, a validação do CAR, a adesão de produtores com passivos aos Programas de Regularização Ambiental (PRA) estaduais, o processamento de projetos de adequação ambiental pelas Secretarias de Meio Ambiente e a criação de uma agenda de restauração florestal são elementos estruturantes de suma relevância, que merecem atenção. O evento pretende fortalecer o novo Código Florestal e dar impulso para sua efetiva implementação, com efetiva participação dos elos das cadeias produtivas brasileiras. 


Serviço
Evento: O Código Florestal como caminho para o desenvolvimento sustentável do agro e do Brasil
Data: 26/07/2017
Horário: das 14 às 18h
Endereço: SHN Qd 04 Bloco E - Asa Norte / Brasília
RSVP: comunicacao@agroicone.com.br até 24/07/2017.

Confira a programação completa no link abaixo.

Download: 170721150728_PROGRAMACAO-Evento O Codigo Florestal como caminho para o desenvolvimento sustentavel do agro e do Brasil-.pdf

Fonte: Agroicone

Autor: Redação

Tel: +55 (11) 3025-0500

E-mail: agroicone@agroicone.com.br

Avenida Angélica, nº 2447 conjunto 173 - Higienópolis

CEP 01227-200 São Paulo/SP - Brasil