« Voltar

Notícia

Agroicone participa e apoia evento sobre compensação de Reserva Legal

10/10/2017

                             Palestra_André.PNG

No dia 28 de setembro, a Agroicone participou, como debatedora e apoiadora, do Fórum Compensação de Reserva Legal – modelos, soluções e benefícios, realizado pelo Legado das Águas – Reservas Votorantim, em São Paulo.

O evento trouxe ao público tema de grande relevância para conservação, previsto desde o Código Florestal de 1965, a compensação de Reserva Legal. Representante da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo abriu com uma palestra sobre a Resolução SMA n°46/2017 que dispõe sobre análises dos cadastros ambientais rurais (CAR) enquanto o Programa de Regularização Ambiental (PRA) estiver pendente de implementação no Estado.  Também foram apresentadas falas sobre questões atreladas ao compliance ambiental, oportunidades de negócios a partir da regularização ambiental e garantias imobiliárias rurais.

Com grande conhecimento na temática, tendo destaque para as análises desenvolvidas ao longo do projeto Iniciativas para o Uso da Terra (INPUT), André Nassar, diretor de Estratégia e Novos Negócios da Agroicone, realizou o fechamento do fórum junto a David Canassa, diretor da Reservas Votorantim. Na ocasião, Nassar falou sobre riscos e oportunidades para o agronegócio brasileiro, dando ênfase à Lei de Proteção da Vegetação Nativa (conhecida como o novo Código Florestal), no que tange à competitividade do setor nacional e internacionalmente. 

“Em meio às questões atreladas à implementação do Código Florestal, as cadeias produtivas, têm, primeiramente, que entender e rastrear a originação dos produtos, por uma demanda de mercado. Porém, temos que dizer como será daqui pra frente, incluindo a adequação a lei, trazendo-a, verdadeiramente, ao chão. Essa é a grande oportunidade que temos em mão: trabalhar com uma estrutura já existente e que nos permite ter um monitoramento das áreas produtivas”, afirma.

Em complemento a este ponto, André diz que comunicar o valor da sustentabilidade do agro brasileiro para o exterior, baseado no Código, é uma grande oportunidade. “Tínhamos que encontrar uma forma de mostrar que o compliance com a lei é de 95% do que o mercado espera. Assim, ele poderia diferenciar somente os 5% restantes. Essa é a luta na qual trabalhamos para fazer o negócio andar, mesmo com inseguranças jurídicas. O produtor abre mão de sua rentabilidade para financiar a adequação ambiental apenas quando obrigado”, destaca.

Como o mercado de compensação funcionará nos próximos anos?

Para melhor exemplificar o contexto da compensação no futuro, o diretor trouxe dados de um estudo realizado em São Paulo pela Agroicone. "Vimos que na Mata Atlântica tem-se um maior excedente de vegetação nativa do que déficit e com atuação de ofertantes e demandantes – ou seja, com mercado de compensação em atividade -, chegamos a um ponto equilíbrio em que cada hectare valerá 7,5 mil reais. Na sequência, dividindo esse valor em 15 anos ele se aproxima de 1 mil reais por hectare por ano. Nesta linha, conhecendo o agro da região, é possível afirmar que o mercado de compensação deve se apresentar como uma solução de regularização muito atrativa”, fala.

Ele salienta que o valor de 1 mil reais por ano é um valor máximo e que, com certeza, haverá ofertas de áreas por valores menores, especialmente nas primeiras transações, além do fato que custos de transação ainda não determinados podem impactar neste valor. “É neste âmbito que o novo Código Florestal se torna benéfico para o mercado. Por isso, precisamos insistir no trabalho de convencimento dos produtores e entidades. Todos devem ajudar, inclusive os bancos”, conta.

O Legado das Águas é uma área de reserva privada do Grupo Votorantim com 31 mil ha de Mata Atlântica no sul do Estado de São Paulo. O Legado das Águas disponibiliza áreas para compensação a proprietários rurais e outros interessados que possuam déficit de Reserva Legal por meio do arrendamento, com garantia de gestão patrimonial e manutenção da floresta. É um formato concreto de oferta de Reserva Legal associado a facilidades e com garantia da marca do grupo.

Para assistir o evento na íntegra, acesse: https://netshow.me/reservas-votorantim/11794-forum-compensacao-de-reserva-legal 

Fonte: Agroicone

Autor: Redação

Tel: +55 (11) 3025-0500

E-mail: agroicone@agroicone.com.br

Avenida Angélica, nº 2447 conjunto 173 - Higienópolis

CEP 01227-200 São Paulo/SP - Brasil