« Voltar

Notícia

Aniversário em dobro!

06/06/2018

Minidocumentario_INPUTI.png


Maio foi um mês de dupla celebração. A fundação da Agroicone e a promulgação da Lei de Proteção da Vegetação Nativa (Lei nº 12.651/2012) – conhecida como o novo Código Florestal.

A Agroicone nasceu em 2013, fundada em uma ampla bagagem e experiência do Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais (ICONE), que reunia especialistas e agregava amplo conhecimento sobre o agronegócio brasileiro e mundial. 

Já o Código Florestal de 2012 foi aprovado após um amplo e intenso debate sobre como organizar as regras de conservação de vegetação nativa em áreas privadas. A experiência da Agroicone, visando transformar a agropecuária brasileira em sintonia com os objetivos de produzir e conservar, adotou a implementação desta lei como importante agenda de trabalho. 

Neste sentido, por intermédio do Projeto Iniciativa para o Uso da Terra (INPUT), iniciado em meados de 2014, pode-se traçar um robusto fio condutor no processo de implementação do Código Florestal, graças a realização de roadmaps com as cadeias produtivas, eventos/debates e a produção de análises diversas, guias e artigos, que propusessem soluções para a adequação ao Código.

E, em meio à essa retrospectiva e à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) ao julgamento das ações de inconstitucionalidade (ADINs) do Código, apresentamos o minidocumentário ‘O Presente e o futuro da Agropecuária e do Código Florestal no Brasil’ com opiniões de grande parte dos elos das cadeias agrícola e pecuária, os quais agradecemos imensamente a participação.

Trata-se de um conteúdo que aborda a temática de forma ampla e com dados capazes de elucidar facilmente os espectadores sobre a relevância desta agenda. O vídeo possui aproximadamente 15 minutos e pode ser assistido na íntegra ou em três partes sobre os seguintes assuntos:

Parte 1 – O panorama da produção e conservação no Brasil
Parte 2 – Os desafios para implementar o Código Florestal
Parte 3 – O futuro que queremos: florestas gerando valor para a agricultura

Incentivamos a divulgação desta produção em prol do fomento de soluções, estratégias e próximos passos do desenvolvimento sustentável brasileiro. Acreditamos que comemorar é preciso, mas é igualmente necessário continuar a pensar, discutir e produzir alternativas juntos, que compreendam especificidades e beneficiem todos os envolvidos.

Assista ao vídeo, clicando aqui.

Além de estar disponível no site do INPUT, também pode ser encontrado na página da Agroicone no YouTube.

Fonte: Agroicone

Autor: Redação

Tel: +55 (11) 3025-0500

E-mail: agroicone@agroicone.com.br

Avenida Angélica, nº 2447 conjunto 173 - Higienópolis

CEP 01227-200 São Paulo/SP - Brasil