« Voltar

Notícia

Reunião das cadeias agrícolas e pecuárias: o Código Florestal da lei à prática

06/06/2018

Roadmaps_recortadoI.png

A implementação do Código Florestal, desde a sua promulgação, em 2012, se caracterizava em tema de ampla complexidade para os seus públicos de interesse. Neste sentido, para debater os desafios da adequação ao Código e criar soluções para as cadeias produtivas a Agroicone, por meio do Projeto Iniciativa para o Uso da Terra (INPUT), promoveu o engajamento de representantes dos setores de soja, cana-de-açúcar, carne bovina e florestas plantadas, intitulada de “Roadmaps setoriais para a regularização ambiental”.

A metodologia roadmap (mapa do caminho) foi utilizada como linha norteadora para reunir os atores das cadeias produtivas e debater os desafios ligados a implementação do Código, envolvendo questões regulatórias, como fazer restauração, quais políticas de incentivo são necessárias, dentre outros aspectos.

“A discussão sobre os temas, a preparação de análises e estudos que permitiam esclarecer os gargalos e apontar as oportunidades, e a conexão dos resultados de cada roadmap setorial com órgãos públicos por meio do Conselho do Projeto INPUT foi muito relevante para construir soluções que visam ajudar as cadeias produtivas na agenda do Código Florestal”, destaca Rodrigo Lima, sócio-diretor da Agroicone.

Em detalhes, esta iniciativa contou com três etapas distintas: o levantamento de temas centrais, reuniões setoriais, apresentação de estudos, análise e elaboração de planos de ação, além de encaminhamento e implementação de ações, convergidos, principalmente, em demandas por políticas públicas e de regulamentação.

“Tal organização propôs um engajamento mútuo. De maneira clara, pode-se compreender quais eram as exigências, as possibilidades de execução e as soluções de baixo custo cabíveis”, enfatiza Rodrigo.
Reconhecida pelos seus participantes e pelos demais públicos indiretamente impactados, esta atividade integra os demais trabalhos desenvolvidos pela Agroicone no Projeto INPUT, sob o contexto do Código Florestal, desde 2015. Clique aqui para conhecer a publicação na íntegra.

Fonte: Agroicone

Autor: Redação

Tel: +55 (11) 3025-0500

E-mail: agroicone@agroicone.com.br

Avenida Angélica, nº 2447 conjunto 173 - Higienópolis

CEP 01227-200 São Paulo/SP - Brasil