« Voltar

Notícia

Agroicone marca presença no seminário Making Sustainable Alternative Fuels Viable in Brazil

26/06/2018

viable-in-brazil.jpg

No dia 19 de junho, a Agroicone, representada pelo sócio Marcelo Moreira, marcou presença no seminário Making Sustainable Alternative Fuels Viable in Brazil, organizado pela Boeing, pela Embraer, pela Ubrabio e pela Rede Brasileira de Bioquerosene e Hidrocarbonetos Renováveis para Aviação (RBQAV).

Na ocasião, empresários, governo e pesquisadores tiveram a oportunidade de realizar debates acerca da viabilidade da cadeia produtiva de biocombustíveis de aviação no Brasil. Ao todo foram quatro painéis de discussão, apresentando as visões de diferentes segmentos da cadeia de bioquerosene.

No quarto painel, composto pela Agroicone, pela Universidade de Campinas (Unicamp), pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), os assuntos discutidos foram a implementação da NDC brasileira proposta no Acordo de Paris, o Programa RenovaBio e o mercado para a redução e compensação de carbono para a aviação internacional (CORSIA).
A Agroicone contribuiu com análises de impactos socioeconômicos, a partir da conversão da cana-de-açúcar em biocombustível (SIP) e, também, com a apresentação dos impactos diretos e indiretos do uso da terra dos bicombustíveis. “Atualmente, a substituição de 1% querosene de aviação pelo SIP gera benefícios, tanto no que tange a geração de empregos, a redução de taxas e de emissão de CO2 por ano. Porém, se considerarmos um cenário otimista, em que a alteração atinja os 5%, os resultados alcançam, pelo menos, o dobro de ganho”, destaca Marcelo.

Já, no que diz respeito ao uso da terra, Marcelo trouxe o cenário de políticas internacionais – quando foram adotadas e a evolução da legislação do etanol de cana-de-açúcar – enfatizou a importância do RenovaBio e compartilhou perspectivas sobre o assunto. “O tema uso da terra ainda é muito pouco entendido no Brasil e, por isso, é importante voltarmos a nossa atenção ao tema. Como exemplo, a partir dessa ótica, a Europa reduziu significativamente o papel dos biocombustíveis atuais. Na aviação, é possível simplesmente eliminar qualquer biocombustível à base em soja. O fato é que ainda há muita insegurança científica, mas os impactos comerciais podem ser grandiosos”, finaliza.

Veja na íntegra a apresentação da Agroicone: 

Download: 180626142735_Agroicone-MSAFVB-190618.pdf

Fonte: Agroicone e Ubrabio

Autor: Redação

Tel: +55 (11) 3025-0500

E-mail: agroicone@agroicone.com.br

Avenida Angélica, nº 2447 conjunto 173 - Higienópolis

CEP 01227-200 São Paulo/SP - Brasil