« Voltar

Notícia

Nova era de protecionismo: entenda o turbulento cenário do comércio internacional com a Agroicone

22/11/2018

Primeira edição do Encontros Agroicone ocorrerá em 3 de dezembro e contará 3 aulas mais debate 

Com o objetivo de promover a transformação da sociedade por meio da disseminação de conhecimentos, a Agroicone apresenta a primeira edição dos Encontros Agroicone, uma plataforma para transmitir informações qualificadas e atualizações em prol do desenvolvimento sustentável brasileiro e global.

De acordo com Rodrigo Lima, sócio-diretor da empresa e palestrante, esse Encontro discutirá os desafios atuais do multilateralismo, representado Organização Mundial do Comércio (OMC) e tendências do comércio internacional tanto de produtos agropecuários e commodities quanto industriais e serviços. “Reunimos toda a experiência adquirida desde os tempos do Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais (ICONE) para trazer informações de qualidade para quem deseja se aprofundar no passado, presente e futuro de protecionismos e acordos comerciais”, enfatiza.

O Encontro discutirá o arcabouço que regula o comércio internacional e tem passado por constantes transformações ao longo dos anos, perpassando por questões históricas até chegar à era Trump de protecionismo e destacando os questionamentos sobre benefícios do comércio para o desenvolvimento das nações. Além disso, tendo em vista o potencial de exportação de produtos agropecuários brasileiros – que ocupa posições de liderança em diversos mercados e produtos –, serão apresentados casos concretos de disputas comerciais em curso, em diferentes estágios de andamento. Por fim, as oportunidades que o novo modelo de crescimento econômico da China pode trazer para o mundo e para o Brasil em particular encerrará o evento de forma estratégica. 

Vale ressaltar que estes temas serão fomentados por três grandes especialistas na área de comércio internacional: Rodrigo Lima (Sócio-diretor da Agroicone), Luciane Chiodi (Sócia e pesquisadora sênior da Agroicone) e Roberto Dumas Damas (Professor do IBMEC São Paulo, Insper e Fundação Instituto de Administração – FIA).

“Traremos, a partir de três aulas-palestras e um debate, conteúdos capazes de esclarecer o fio condutor do comércio internacional, cases concretos de disputas comerciais do Brasil e informações sobre o rebalanceamento do modelo de crescimento econômico da China. Um pacote de informações bastante completo e que pode ampliar horizontes para qualquer tipo de empresa, entidade ou profissional que mire mercados internacionais”, complementa Rodrigo.

O encontro acontecerá no dia 3 de dezembro, segunda-feira, das 16 às 20h30, no Espaço Federal, em São Paulo (SP). Os interessados podem obter mais informações sobre endereço, inscrições, programação e currículo dos profissionais neste link.

Sobre a Agroicone

Fundada em 2013, pela união de um grupo de especialistas do Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais (ICONE) que, desde 2003, produz estudos e pesquisas aplicadas e promove debates qualificados em temas do agronegócio brasileiro e mundial. A Agroicone atua nas áreas de economia agrícola, bioenergia, conservação ambiental, comércio e negociações internacionais, trabalhando junto ao setor privado brasileiro e com diversas organizações internacionais de pesquisa e de políticas públicas. Mais informações: http://www.agroicone.com.br/


Fonte: Agroicone

Autor: Redação

Tel: +55 (11) 3025-0500

E-mail: agroicone@agroicone.com.br

Avenida Angélica, nº 2447 conjunto 173 - Higienópolis

CEP 01227-200 São Paulo/SP - Brasil