« Voltar

Notícia

Iniciativa Caminhos da Semente quer aumentar uso da semeadura direta na restauração

01/10/2019

Semeadura direta é um método eficiente e com ótimo custo-benefício para a recuperação de vegetação nativa. Consiste no plantio de uma mistura de sementes específicas de cada bioma juntamente com espécies de adubação verde, que promovem sombreamento das espécies pioneiras e tardias. O plantio pode ser manual, semimecanizado ou mecanizado, aproveitando máquinas da propriedade rural.

Por seus benefícios econômicos, sociais e ecológicos, a semeadura direta pode ganhar escala na recuperação de áreas degradadas no Brasil. Para apoiar a adoção do método, a Iniciativa Caminhos da Semente apresenta um Plano de Ação que foi desenvolvido com a colaboração de mais de 250 especialistas ligados à restauração florestal. São pessoas que atuam em mais de 160 organizações do setor privado, dos órgãos públicos, do poder judiciário, das universidades, de organizações multisetoriais, e sem dúvida, das redes de sementes.

Para produzir esse Plano de Ação, houve um trabalho intenso, que envolveu a realização de três workshops e mais de 40 entrevistas, para identificar as principais barreiras e também as alavancas importantes para a semeadura direta ganhar escala nos programas de restauração. Foram identificadas 13 ações prioritárias a serem implementadas em até um ano (curto prazo) e outras ações em até cinco anos (médio prazo). Ainda em 2020, a meta é triplicar o uso do método, passando de 700 hectares para 2.100 hectares de áreas recuperadas por ano.

_MG_5128.jpg
Participantes do Workshop Regional de Cuiabá (Imagem: João Feitosa)

Para divulgar essa Iniciativa e ampliar parcerias que viabilizem a implementação das ações, a Agroicone participou da Semana do Clima da América Latina e Caribe, que aconteceu em Salvador no mês de agosto. Em setembro, participou também da 8ª Conferência Mundial de Restauração Ecológica - SER2019, que reuniu especialistas de todo o mundo na Cidade do Cabo, na África do Sul.

A mobilização das pessoas que participaram da Iniciativa Caminhos da Semente vem multiplicando ações, como foi o caso do workshop “Recuperação da Vegetação Nativa - Protocolo Etanol Mais Verde”, realizado em Sertãozinho (SP), no mês de setembro, com organização da ORPLANA – Organização de Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil, UNICA - União da Indústria de Cana-de-Açúcar e SAA –Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Foram três dias de capacitação técnica, incluindo formação teórica e dias de campo para 66 técnicos de 45 organizações do setor de cana-de-açúcar.

_MG_5434.jpg
Participantes do Workshop Regional de São Paulo (Imagem: João Feitosa)

A Agroicone coordena e executa as ações da Iniciativa, com apoio técnico do ISA - Instituto Socioambiental, e com apoio técnico e financeiro do programa do Reino Unido Partnerships For Forests (P4F). O próximo passo é ampliar as parcerias com organizações interessadas em apoiar a semeadura direta em larga escala na restauração, priorizando os Estados de São Paulo e Mato Grosso. “Considerando que esse método pode custar três vezes mais barato que o mais convencional, de plantio de mudas, oferecendo vantagens ecológicas e ganhos sociais e econômicos, faz todo sentido dar escala. A Iniciativa Caminhos da Semente já identificou obstáculos e propõe soluções viáveis e efetivas em curto e médio prazo”, afirma Laura Antoniazzi, sócia da Agroicone responsável pelo projeto.

Para saber mais sobre a Iniciativa Caminhos da Semente

1. Documentário de 4 minutos, com versão mais curta, de 1 minuto. Assista os vídeos e divulgue entre seus contatos.



2. Conheça mais sobre o método da semeadura direta no documento abaixo.

Junte-se a nós e venha colocar a semeadura direta no chão! Entre em contato com a Iniciativa Caminhos da Semente: caminhosdasemente@agroicone.com.br


Download: 191029144011_FOLDER-SEMEADURA-DIRETA-AGROICONE.pdf

Tel: +55 (11) 3025-0500

E-mail: agroicone@agroicone.com.br

Avenida Angélica, nº 2447 conjunto 173 - Higienópolis

CEP 01227-200 São Paulo/SP - Brasil