« Voltar

Notícia

Interesse pelo RenovaBio muda perfil de gestão das usinas

02/10/2019

Usina Alta Mogiana - Cortesia UNICA - Foto Tadeu Fessel.jpg

Imagem - Tadeu Fessel - Cortesia UNICA 

A partir de 2020 entrará em vigor o RenovaBio, uma política pública que tem objetivo de contribuir para o Acordo de Paris, ao garantir a segurança energética com redução de emissões de gases do efeito estufa. Até o momento, a parceria Agroicone/CEOX já atendeu 14 usinas, nas regiões Centro-Sul e Nordeste, que estão em processo de certificação. 
 
A consultoria tem sido feita por meio de uma parceria entre a consultoria CEOX Planejamento e Otimização, que analisa os sistemas produção agroindustriais, e a Agroicone, com a experiência no RenovaBio, na metodologia de Avaliação do Ciclo de Vida e sistemas de geoprocessamento. A consultoria envolve também melhorias de processos e comunicação das usinas, visando reduzir custos e riscos e ao mesmo tempo aumentar a rentabilidade. 
 
Segundo as normas do RenovaBio, as usinas inscritas no programa devem ser certificadas por uma firma inspetora, cadastrada na ANP. O processo de certificação prevê um inventário das emissões de carbono das operações, do manejo do plantio de cana, emissões da frota e caminhões. O certificado atribui à usina uma nota de eficiência energético-ambiental, a ser convertida em créditos de descarbonização (CBios) válidos por três anos, que funcionará como um lastro ambiental e uma fonte de receitas.
 
O que se observa nesse processo é que o RenovaBio, ao promover sustentabilidade como fator de geração de receita para a indústria, está rapidamente transformando a gestão ambiental das usinas. A questão passa a mobilizar todas as áreas de negócio e se expande para transferir tecnologia aos fornecedores. “Essa adesão ao processo de certificação pode facilitar também outras agendas de sustentabilidade e biocombustíveis, como é o caso da Certificação Bonsucro”, pondera Marcelo Moreira, sócio da Agroicone que participou da formulação da política.
 
O engajamento das usinas com o RenovaBio é resultado de alguns esforços de inclusão que foram feitos anteriormente. Uma dessas ações foi a parceria entre a Agroicone, Embrapa Meio Ambiente e a Fundação Espaço Eco, a partir de agosto de 2018, para um curso de capacitação com ênfase na compreensão da metodologia de Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) e da RenovaCalc. O curso teve 6 edições e mais de 200 participantes. “Todos os cursos tiveram grande procura e acreditamos que isso ajudou muitas usinas a entender e aderir ao programa”, acredita Marcelo. Outra iniciativa de divulgação foram os RenovaDrops, websérie em quatro módulos sobre os principais aspectos da política, também em uma parceria com Embrapa Meio Ambiente e a Fundação Espaço ECO. Assista aos vídeos e conheça mais sobre RenovaBio.





Tel: +55 (11) 3025-0500

E-mail: agroicone@agroicone.com.br

Avenida Angélica, nº 2447 conjunto 173 - Higienópolis

CEP 01227-200 São Paulo/SP - Brasil