« Voltar

Notícia

Conciliar comércio internacional e sustentabilidade

22/10/2019

A Bayer, pela sua divisão Crop Science, realiza anualmente na Alemanha o evento “The Future of Farming Dialogue 2019", que reúne representantes da pesquisa científica, da iniciativa privada, da agricultura e dos governos para debater perspectivas sobre o futuro da produção de alimentos no mundo. Este ano, o sócio-diretor da Agroicone, Rodrigo C. A. Lima, participou do painel “Acordos comerciais, desacordos e impactos para agricultores de pequeno e grande porte”, no qual apresentou experiências da política agrícola brasileira e os efeitos esperados do Acordo Mercosul-UE. Participaram também desse painel o Chefe de Suprimentos da Bayer Crop Science, Dirk Backhaus; a representante da Global Farmer Network, Pam Johnson; e o empresário queniano Okisegere Ojepat, CEO da Fresh Produce Consortium.

Rodrigo defendeu a importância dos acordos comerciais de comércio. “A criação da OMC em 1995 trouxe previsibilidade para as regras do comércio internacional, ainda que todas as questões iniciais sobre barreiras sanitárias e fitossanitárias tenham criado dificuldades para o comércio. Agora temos um novo conjunto de acordos regionais, como é o caso do Acordo Mercosul-UE, que contemplam regras sobre desenvolvimento sustentável. É essencial aprofundar a implementação dos acordos e definir de que forma temas como carbono, produção sustentável e novas tecnologias de inovação serão tratadas no comércio internacional”, afirmou.

Sobre as polêmicas em torno da demanda dos consumidores como justificativa para barreiras não tarifárias, Rodrigo acredita que é extremamente relevante ponderar evidências científicas como forma de qualificar os debates. "Bem estar animal, padrões voluntários de sustentabilidade, biotecnologia, edição gênica são exemplos de temas que estão no centro do debate e que precisam ser aprofundados nas discussões da OMC e dos acordos regionais de comércio", afirmou.

Assista a íntegra do painel.






Tel: +55 (11) 3025-0500

E-mail: agroicone@agroicone.com.br

Avenida Angélica, nº 2447 conjunto 173 - Higienópolis

CEP 01227-200 São Paulo/SP - Brasil