« Voltar

Estudos e Projetos

BLUM incorpora análise da intensificação da pecuária no Brasil

27/05/2014


Hoje é praticamente consenso que a intensificação da pecuária é a solução para expandir agricultura sem aumentar desmatamento no Brasil. No entanto, apesar da sua enorme relevância, o conhecimento sobre as pastagens brasileiras e seus potenciais para intensificação ainda é insipiente. Considerando esse contexto, a Agroicone está engajada em avançar as pesquisas no tema e contribuir para um melhor entendimento da intensificação da pecuária no Brasil.

Em estudo realizado em parceria com o Earth Innovation Institute (EII), a equipe da Agroicone analisou o processo de intensificação ocorrido nos últimos 15 anos e traçou cenários para 2020 com diferentes níveis de restrição de uso da terra. O estudo mostrou que houve um aumento superior a 21 kg/há (peso vivo), ou 67%, de produtividade média no período, sendo diferentes entre as regiões brasileiras. Além disso, em 1997, a produção pecuária provenientes de sistemas com baixa tecnologia - até 45 kg/há/ano - respondia por 68% do total, sendo que em 2012 este percentual caiu para 42%, migrando a produção para níveis de tecnologia mais alto. A incorporação de diferentes tecnologias e formas para sua difusão entre pecuaristas são o ponto chave da análise, a ser publicada em breve.

Já no atual projeto “Simulating Land Use and Agriculture Expansion in Brazil: Food, Energy, Agro-industrial and Environmental Impacts”, com apoio da FAPESP, os diferentes níveis de tecnologia na pecuária estão sendo incorporados no Modelo de Uso da Terra para Agricultura Brasileira (Brazilian Land Use Model - BLUM). Dando continuidade aos avanços do BLUM, a Agroicone desenvolveu um módulo especial para abordar a intensificação da pecuária, por meio de três categorias de tecnologia: baixa, média e crescente, com diferentes custos, rentabilidades e produtividades. Esta nova metodologia permite quantificar a intensificação da pecuária com forte embasamento econômico e incorporando a dinâmica do uso da terra nesse processo.

As análises do BLUM com o módulo de intensificação da pecuária servirão de base para políticas públicas com objetivos de fomentar o melhor aproveitamento das pastagens tanto para pecuária quanto para grãos e demais culturas. O investimento necessário para a incorporação de tecnologias na pecuária será uma das respostas geradas pelo novo módulo do BLUM, contribuindo para expansão responsável da agricultura brasileira.

Tel: +55 (11) 3025-0500

E-mail: agroicone@agroicone.com.br

Avenida Angélica, nº 2447 conjunto 173 - Higienópolis

CEP 01227-200 São Paulo/SP - Brasil