« Voltar

Estudos e Projetos

Agroicone e SAE iniciam projeto de adaptação à mudança do clima com cenários para 2040.

09/09/2014


Partindo de estudos anteriores, como Economia da mudança do clima no Brasil, de 2008”, que mostrou o grau de influência da mudança do clima na agenda de desenvolvimento do Brasil, este novo estudo terá o principal enfoque de definir estratégias de adaptação, com seus custos e benefícios, o projeto batizado de “Brasil 2040: cenários e alternativas para adaptação à mudança do clima”, da SAE – Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, objetiva utilizar o estudo para identificar estratégias de adaptação em setores selecionados e, com base nos custos e benefícios, adaptá-las às condições socioeconômicas locais.

O estudo, com duração prevista de 10 meses, deverá avaliar impactos na mudança do clima sobre a produção agropecuária e alocação de terra agricultável em 550 microrregiões do IBGE e as possíveis medidas de adaptação, sempre considerando o período 2010-2040.

O estudo conta com a parceria da Fundação Eliseu Alves e deverá também apontar vulnerabilidades econômicas das principais culturas agrícolas e identificar estratégias para lidar com stress hídrico.

O cenário climático será avaliado em 4 etapas (em diferentes grupos de pesquisa), tendo como resultado final uma análise dos impactos sobre a população, sobre os recursos naturais e sobre os setores econômicos. A última etapa do estudo apontará para a composição de uma carteira de políticas e ações para o país.

Leila Harfuch é coordenadora do projeto pela Agroicone.

Leia maiores detalhes sobre o estudo no site da SAE/PR
http://www.sae.gov.br/site/?p=23465

Leia matéria sobre a primeira reunião do Comitê Técnico.
http://www.agroicone.com.br/noticia.asp?id=1068

Autor: Leila Harfuch

Tel: +55 (11) 3025-0500

E-mail: agroicone@agroicone.com.br

Avenida Angélica, nº 2447 conjunto 173 - Higienópolis

CEP 01227-200 São Paulo/SP - Brasil