« Voltar

Estudos e Projetos

Agroicone participa do projeto IES-BRASIL - Cenários de mitigação

16/10/2014


Pela sua expertise de mais de uma década em análise do uso da terra no Brasil e outras questões afins, a  Agroicone está atuando no projeto IES-Brasil na avaliação do setor Agropecuário, Florestas e Uso da Terra – AFOLU - e nos impactos ambientais, sociais e econômicos das alternativas de mitigação na agricultura em um horizonte de médio prazo (2030).

O projeto IES Brasil  – cuja sigla significa Implicações Econômicas e Sociais – objetiva avaliar diferentes cenários de emissões de Gases de Efeito Estufa - GEE – no Brasil, considerando o impacto de trajetórias alternativas de mitigação a  médio (2030) e longo prazo (2050). Este projeto é inédito por possibilitar que objetivos socioeconômicos e ambientais sejam alinhados através de um processo multistakeholder, envolvendo o governo, o setor privado, a academia, e a sociedade civil, que avalia como as políticas ambientais podem influenciar no PIB, na desigualdade de renda (GINI), na produção industrial e muitos outros parâmetros de desenvolvimento.  O Modelo Brasileiro de Uso da Terra (BLUM) está sendo usado para analisar os cenários de emissões no projeto. Esse modelo é um importante instrumento de análise em estudos de mitigação e adaptação climática, já utilizado no Estudo de Baixo Carbono para o Brasil (Banco Mundial, 2010) entre outros.

A iniciativa é coordenada pelo Forum Brasileiro de Mudanças Climáticas  e elaborará cenários econômicos para o período 2020-2030 e 2030-2050, identificando potenciais políticas de mitigação e seus resultados para diferentes setores da economia. Além de agricultura e uso da terra liderado pela Agroicone, participam especialistas em energia, indústria, resíduos, transportes, residencial e serviços.

Os resultados do estudo da Agroicone serão finalizados no início de 2015 e espera-se responder às questões como: o papel do Brasil no fornecimento de alimentos e de biocombustíveis ao mercado internacional, possibilidade de expansão dos produtos agrícolas com baixo ou nenhum desmatamento, impactos de medidas de mitigação de GEE no uso da terra e produção de alimentos, entre outras.

Estes cenários auxiliarão a tomada de decisão na condução da Política Nacional sobre Mudança do Clima, bem como no processo de negociação internacional, com foco na estratégia brasileira na COP-21, em 2015.

O IES-Brasil conta com o apoio institucional do Governo Federal e de diversos Ministérios que compõem o Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima fazendo parte de uma colaboração internacional liderada pela iniciativa MAPS – Mitigation Action Plans and Scenarios.

Para acessar o estudo completo no site da SAE

http://www.sae.gov.br/imprensa/noticia/brasil-2040-cenarios-e-alternativas-de-adaptacao-a-mudanca-do-clima/


Tel: +55 (11) 3025-0500

E-mail: agroicone@agroicone.com.br

Avenida Angélica, nº 2447 conjunto 173 - Higienópolis

CEP 01227-200 São Paulo/SP - Brasil