Brasil possui políticas públicas para conciliar pauta ambiental e agropecuária

Desenvolver a agropecuária com base na conservação e recuperação da vegetação nativa é o desafio para a agropecuária brasileira manter competitividade internacional. Na cobertura das eleições 2022, o Canal Rural entrevistou o sócio-diretor da Agroicone, Rodrigo C. A. Lima, sobre estratégias que o Brasil pode implementar nesse sentido.

De acordo com Rodrigo, o Brasil possui políticas públicas importantes como o Código Florestal e o ABC+ em sua estratégia para atingir as metas de redução das emissões de carbono assumidas no Acordo de Paris.

Ele destacou que as tecnologias agropecuárias de baixa emissão de carbono são necessárias ao desenvolvimento produtivo e que, se não forem adotadas em larga escala, haverá perda de lucratividade.

“Potencializar o alcance do ABC+ é fundamental, incluindo a agricultura familiar que depende muito de tecnologia e assistência técnica para poder crescer, para poder gerar negócio, ganhar dinheiro e produzir diversos tipos de produtos. Além disso é fundamental implementar o Código Florestal para conseguir separar o desmatamento ilegal da atividade agropecuária, pois a morosidade do poder público nessa legislação prejudica não só a imagem como as exportações brasileiras”, acredita Rodrigo.

Confira a entrevista ao Programa Mercado & Cia, do Canal Rural.

 

Compartilhe: