Equipe

Sócio-diretor

Rodrigo C. A. Lima

Sócio-diretor da Agroicone, possui 20 anos de experiência em negociações internacionais sobre comércio internacional e desenvolvimento sustentável no setor agropecuário e de energias renováveis. Possui ampla experiência nas regulamentações da Organização Mundial do Comércio, Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima, Acordo de Paris, Convenção sobre Diversidade Biológica, Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança, Protocolo de Nagoya e outros foros multilaterais. Desenvolve projetos voltados para promover o desenvolvimento sustentável das cadeias produtivas, envolvendo o engajamento de produtores, indústria, ONGs, bancos e outros atores que visam construir melhorias contínuas no universo dos alimentos e energias. É autor do livro “Medidas sanitárias e fitossanitárias na OMC: neoprotecionismo ou defesa de objetivos legítimos”. Doutor em Direito das Relações Econômicas Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Mestre em Direito Internacional pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Sócia-gerente

Leila Harfuch

Especialista em políticas públicas para promover a sustentabilidade, coordena análises quantitativas aplicadas ao agronegócio, agricultura familiar, comércio internacional, mudança do clima e sustentabilidade. Coordenadora técnica do Modelo de Uso da Terra para a Agropecuária Brasileira (BLUM) e de projetos sobre dinâmica do uso da terra e agropecuária junto ao Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento, FAPESP, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério da Agricultura, dentre outros. Foi pesquisadora visitante na University of Illinois. Economista pela UEL-PR, com doutorado em Economia Aplicada pela ESALQ/USP e pós-doutorado em Economia pela FGV-SP.

Sócia e Pesquisadora Sênior

Laura Antoniazzi

Sócia e pesquisadora sênior da Agroicone, desenvolve projetos para apoiar e promover o desenvolvimento sustentável de cadeias agropecuárias desde 2008. Trabalha com análises quantitativas e qualitativas em diversos temas socioambientais e seus impactos na produção agrícola, tais como adequação a legislações, adoção de tecnologias e boas práticas e padrões voluntários de sustentabilidade. Também atua com engajamento de atores públicos e privados e no planejamento, elaboração e avaliação de políticas públicas em escala regional, nacional e internacional. Além da atuação junto a cadeias agro, desde 2015 trabalha com restauração ecológica e incentivos a florestas multifuncionais, com destaque para Iniciativa Caminhos da Semente e Araticum (Articulação pela restauração do Cerrado). Mestre em Economia Aplicada (2008) e engenheira agrônoma (2004) pela ESALQ- USP, Laura tem especialização em Gestão de Projetos de Desenvolvimento na École Polytechnique Fédérale de Lausanne – EPFL (2015).

Sócia e Pesquisadora Sênior

Luciane Chiodi Bachion

Especialista em modelagem matemática e econométrica, análise da dinâmica dos setores agrícolas e temas ambientais. Coordena pesquisas na área de sustentabilidade da produção agrícola, de comércio internacional e de inteligência de mercado para as cadeias agrícolas. Participou do desenvolvimento do Modelo de Uso da Terra para a Agropecuária Brasileira (BLUM) e no desenvolvimento do “Outlook Brasil 2022: projeções para o agronegócio”, como responsável pela modelagem e análise do setor de grãos. Experiência em modelagem estatística, utilizando a abordagem Bayesiana e de séries temporais em Madrid e São Paulo. Licenciada em matemática pela UNESP e mestre em Comércio Exterior pela Universidade Carlos III de Madrid e em Economia Aplicada pela ESALQ/USP.

Sócio e Pesquisador Sênior

Marcelo Moreira

Marcelo Moreira é sócio da Agroicone e especialista em combustíveis sustentáveis, transição energética justa, agronegócio e sustentabilidade, com forte expertise em Análise de Ciclo de Vida, pesquisas econômicas, projeções e simulações. Doutor em Planejamento Energético pela UNICAMP, mestre em Economia do Desenvolvimento pela FEA/USP e economista pela PUC-Rio, tem ampla experiência internacional, em foros multilaterais, com palestras na Agência Internacional de Energia, Departamento de Energia dos EUA além de missões científicas. Marcelo é membro da IEA-Bioenergy e do GESAMP LCA (ONU), coordenou o LCA Guidelines (IMO), é co-lead em ILUC no CORSIA-ICAO e participou da elaboração do RenovaBio. Contribuiu para regulamentos como RFS2, LCFS e RED, NDC brasileira e G-20. Na área acadêmica foi coorientador no Programa de Planejamento Energético da UNICAMP, e tem diversas publicações nacionais e internacionais. 

Assistente de Pesquisa II

Ana Pereira

Engenheira Ambiental formada pela Escola de Engenharia de São Carlos da USP, com três anos de experiência em geoprocessamento. Atua em projetos de inteligência territorial, planejamento agropecuário e restauração ecológica, com foco em cadeias agropecuárias sustentáveis. Sua expertise inclui análise espacial, modelagem e uso sustentável da terra, contribuindo para iniciativas que conectam práticas agrícolas responsáveis e adequação à políticas públicas, como o Código Florestal. Com uma abordagem voltada a resultados, está comprometida em desenvolver soluções inovadoras que promovam a sustentabilidade no setor agropecuário.

Pesquisadora

Bárbara Coelho de Andrade

Participa de projetos nos setores de bioenergia, mudança de uso da terra em áreas de agriculturas e emissões de GEEs associadas, estoque de carbono do solo e da vegetação, sustentabilidade e mudanças climáticas. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Florestais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGCAF/UFRRJ) e Geóloga (UFRRJ).

Pesquisadora

Carol Maria

Pesquisadora e analista em bioenergia, biocombustíveis, agricultura sustentável e mudança do clima. Doutora em Relações Internacionais e mestre em Meteorologia Aplicada, combina ciências naturais e sociais para abordar desafios do setor de energia renovável. Na Agroicone, aplica sua expertise em análise de dados e pesquisa para desenvolver soluções inovadoras em biocombustíveis, promovendo práticas sustentáveis e políticas eficientes para o setor.

Pesquisador

Cleyton Candeira

Bacharel em Ciências Econômicas (UFPA) e mestre pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos/UFPA. Possui formação complementar em Machine Learning pela Stanford University e em cadeias alimentares e sustentabilidade pela Technical University of Munich (TUM) e pela Arizona State University (ASU). Atua em inteligência de mercado, ciência de dados e modelagem financeira para cadeias de valor de commodities agrícolas, agropecuárias, florestais e da sócio-biodiversidade, com foco em restauração ecológica-produtiva. Atua também na temática de política agrícola e registra experiência em projetos interdisciplinares envolvendo tecnologia, economia e meio ambiente.

Pesquisador

Danilo Garofalo

Especialista em Análise Ambiental e Dinâmica Territorial, com ampla experiência em projetos focados na contabilização e análise das emissões e remoções de CO2 resultantes de mudanças no uso da terra associadas à agropecuária brasileira. Atua também em estudos de viabilidade de matérias-primas para a produção de biocombustíveis com baixo risco de promover mudança do uso da terra e sua contabilização, além de analisar a dinâmica do carbono no solo sob diferentes práticas de manejo e seus potenciais acúmulo e perdas em função dessas práticas. Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG), com mestrado e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Especialista em Restauração Ecológica

Edézio Miranda

Engenheiro Florestal pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ. Desenvolve ações da Iniciativa Caminhos da Semente, atuando no apoio da elaboração e execução dos projetos de assistência técnica em restauração ecológica. Realiza atividades de apoio a grupos produtores de sementes nativas e acompanhamento em campo, como diagnóstico, implantação e monitoramento de plantios de restauração ecológica, especialmente com o método de semeadura direta.

Assistente de Pesquisa

Fábio Feltrim

Graduado em Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo (EESC/USP). Atua na coleta, análise e interpretação de dados para certificação de biocombustíveis. Auxilia em pesquisas para promover a sustentabilidade e otimização das cadeias de suprimento de biocombustíveis.

Pesquisador

Fábio Watanabe

Graduado em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e especialista em ciência de dados pela Universidade de São Paulo (USP), atuo na manipulação, análise e modelagem de dados ambientais com Python e R. Possuo experiência em automação de processos e em análises socioambientais de geoprocessamento voltadas para a cadeia da pecuária, utilizando ArcGIS, QGIS e PythonGIS.

Consultora

Giuliane Bertaglia

Advogada e consultora com experiência em advocacy de incidência internacional e nacional. Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Mestre em Direito Alimentar pela Universidade LUISS Guido Carli (Itália). Desde 2019, acompanha e participa de negociações intergovernamentais, especialmente no âmbito da Convenção sobre Diversidade Biológica, do Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança, do Protocolo de Nagoya sobre Acesso e Repartição de Benefícios, do Trabalho Conjunto de Koronivia de Agricultura no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, da Convenção de Estocolmo sobre Poluentes Orgânicos Persistentes, do Acordo Regional sobre Acesso à Informação, Participação Pública e Acesso à Justiça em Assuntos Ambientais na América Latina e no Caribe e da Organização Internacional de Normalização.

Pesquisador

Gustavo Lobo

Atua na agenda de política agrícola, em especial o crédito e o seguro rural. Participa de trabalhos de pesquisa e tem interesse nas áreas de economia agrícola, avaliação de políticas públicas, política agrícola e métodos quantitativos. Doutor no Programa de Pós-graduação em Economia Aplicada (PPGEA) da Escola Superior de Agricultura Luís de Queiroz (ESALQ). Mestre em Economia – Desenvolvimento Econômico e Políticas Públicas, pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) em 2017 e Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa desde 2015. Atua na Agroicone desde 2020.

Técnico em Restauração Ecológica

Henrique Aguiar de Oliveira

Faz parte da equipe da Iniciativa Caminhos da Semente, onde atua na elaboração e execução de projetos de assistência técnica em restauração ecológica, especialmente com a aplicação do método de semeadura direta. Além disso, está envolvido em ações de apoio a grupos produtores de sementes nativas através da Iniciativa Redário. Possui experiência nas áreas de Ecologia de Comunidades Vegetais, Ecologia da Restauração e da Paisagem. Pós-graduando no MBA (Master in Business Administration) em Licenciamento Ambiental e Restauração Ecológica na UFSCar (Sorocaba/SP). Biólogo pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU.

Pesquisadora

Laura Pantaleão

Engenheira florestal e Mestra em Ciências Ambientais e Florestais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e Especialista em Projetos Sustentáveis, Mundaças Climáticas e Mercado de Carbono pela Universidade Federal do Paraná. Possui expertise em projetos de conservação e restauração florestal, mercado de carbono e gestão de recursos hídricos. Atualmente, trabalha nas agendas de políticas públicas, florestas e agricultura.

Pesquisador

Lauro Vicari

Atua em projetos de agricultura de baixo carbono e mudanças climáticas, tendo interesse nas áreas de política agrícola e ambiente regulatório. Possui experiência com políticas públicas, produção de dados estatísticos e data science. Economista pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Mestre em Administração Pública pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro (FJP), sob o trabalho “Capacidades estatais e policy networks: um estudo das relações entre o Ministério da Agricultura (MAPA) e o empresariado do agronegócio”.

Pesquisadora

Mariane Romeiro

Atua na área de inteligência territorial, com foco em cadeias agropecuárias sustentáveis, políticas públicas, agricultura de baixo carbono e rastreabilidade bovina. Participa de projetos de pesquisa e tem interesse em geoprocessamento, análise de dados espaciais e tabulares, desenvolvimento de dashboards e engajamento de atores do setor agropecuário. Engenheira Agrônoma formada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ-USP), com Mestrado em Ecologia Aplicada pela mesma instituição.

Controller

Marilza Bueno Franck

Responsável pela Controladoria da Agroicone, com vasta experiência em Contabilidade Fiscal, Financeiro, RH, Patrimônio, Societário e Outsourcing. Atuou em planejamento orçamentário, implantação de sistemas ERP e atendimento a empresas de médio e grande porte, nacionais e multinacionais. Experiência em auditorias e elaboração de demonstrações financeiras. Bacharel em Ciências Contábeis e MBA em Contabilidade, Auditoria e Controladoria.

Pesquisadora

Marjorie Guarenghi

Atua em temas sobre bioenergia, meio ambiente e sustentabilidade aplicada à produção de biocombustíveis, com experiência em geoprocessamento, matérias-primas bioenergéticas e estratégias de descarbonização nos setores marítimo e de aviação. É graduada em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e possui mestrado, doutorado e pós-doutorado em Planejamento de Sistemas Energéticos (PSE – UNICAMP).

Assistente de Pesquisa

Sabrina Kossatz Borba

Advogada com expertise em mudanças climáticas, comércio internacional, mercado de carbono, biodiversidade e agricultura sustentável. Pós-graduanda em Direito Internacional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e bacharel em direito pela UniCuritiba.

Pesquisadora

Sofia Marques Arantes

Graduada em Economia e Relações Internacionais pela Faculdades de Campinas – FACAMP, com doutorado em Planejamento de Sistemas Energéticos pela Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM/UNICAMP) e mestrado pelo mesmo Programa. Tem experiência profissional em bioenergia, biocombustíveis, agricultura, sustentabilidade e mudanças climáticas.

Pesquisadora

Stella Carvalho

Atua como especialista em análise de ciclo de vida e mercado de carbono regulado para biocombustíveis. Experiência em geoprocessamento aplicado à agricultura, com foco em cana-de-açúcar, soja, milho e pastagens. Experiência internacional como assistente de pesquisa no Departamento de Recursos Naturais da Universidade de Connecticut e assistente de pesquisa no Departamento de Geografia da Universidade do Havaí em Manoa, trabalhando com análise e processamento de dados Landsat e 3D Lidar. Graduada em Engenharia Ambiental e Sanitária pela PUC-Campinas e pós-graduada em Engenharia de Segurança Ocupacional.

Analista Financeiro

Vanessa Mattos Oliveira

Apoia a coordenação financeira nas áreas de contas a pagar e a receber, além de desenvolver relatórios de prestação de contas para fornecedores e clientes. Responsável pelo atendimento de solicitações financeiras internas e externas e auxilia na área administrativa. Graduada em Gestão Financeira pela UNIP-SP.