Equipe

Sócio-diretor

Rodrigo C. A. Lima

Advogado com expertise em comércio internacional, barreiras não-tarifárias e desenvolvimento sustentável. Acompanha as negociações da Organização Mundial do Comércio (OMC), da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima e do Protocolo de Quioto, da Convenção sobre Diversidade Biológica, do Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança, do Protocolo de Nagoya e outras questões regulatórias relacionadas ao setor agrícola. Autor do livro “Medidas sanitárias e fitossanitárias na OMC: neoprotecionismo ou defesa de objetivos legítimos”. Bacharel em Direito e mestre em Direito Internacional pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), doutor em Direito das Relações Econômicas Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Sócia-gerente

Leila Harfuch

Experiência em análises quantitativas aplicadas ao agronegócio, agricultura familiar, comércio internacional, mudança do clima e sustentabilidade. Coordenadora técnica do Modelo de Uso da Terra para a Agropecuária Brasileira (BLUM) e de projetos sobre dinâmica do uso da terra e agropecuária junto ao Banco Mundial, FAPESP, Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Ministério do Desenvolvimento Agrário e FIESP. Foi pesquisadora visitante na University of Illinois. Economista pela UEL-PR, doutora em Economia Aplicada pela ESALQ/USP e pós-doutora em Economia pela FGV-SP.

Sócia

Laura Barcellos Antoniazzi

Especialista em agricultura e sustentabilidade. Participou de estudos e projetos em diálogos multistakeholders visando a sustentabilidade de cadeias agroindustriais, trabalhou em projetos apoiados pelo Banco Mundial, Fundação Bill e Melinda Gates, Iniciativa Holandesa para o Comércio Sustentável (IDH), Unica, Bracelpa e Aprosoja. Coordenou a RedeAgro, projeto de comunicação estratégica para cadeias agroindustriais brasileiras. Engenheira agrônoma e mestre em Economia Aplicada pela ESALQ/USP, especialista em “Manager para Desenvolvimento Sustentável” pela organização italiana FormAmbiente de Nápoles.

Sócia-gerente

Luciane Chiodi Bachion

Especialista em modelagem matemática e econométrica, análise da dinâmica dos setores agrícolas e temas ambientais. Coordena pesquisas na área de sustentabilidade da produção agrícola, de comércio internacional e de inteligência de mercado para as cadeias agrícolas. Participou do desenvolvimento do Modelo de Uso da Terra para a Agropecuária Brasileira (BLUM) e no desenvolvimento do “Outlook Brasil 2022: projeções para o agronegócio”, como responsável pela modelagem e análise do setor de grãos. Experiência em modelagem estatística, utilizando a abordagem Bayesiana e de séries temporais em Madrid e São Paulo. Licenciada em matemática pela UNESP e mestre em Comércio Exterior pela Universidade Carlos III de Madrid e em Economia Aplicada pela ESALQ/USP.

Sócio

Marcelo Melo Ramalho Moreira

Especialista no setor sucroenergético, energias renováveis, agronegócio e sustentabilidade. Possui forte expertise em pesquisas quantitativas e qualitativas, com foco em projeções e simulações econômicas. Sua experiência internacional inclui palestras para o Departamento de Energia dos EUA, Agência Internacional de Energia, Global Bioenergy Partnership, além de missões científicas no âmbito dos Memorandos de Entendimento para colaboração científica em bioenergia com Índia e com EUA. Economista pela PUC-RJ, mestre em Economia pela FEA/USP e doutor em Planejamento Energético pela Faculdade de Engenharia Mecânica pela FEM/UNICAMP.

Gestora de Projeto

Ana Loreta Paiva

Atua como gestora do projeto “Sistemas Agroflorestais na Mata Atlântica (SiAMA). Foi chefe do Serviço de Restauração e Manejo Florestal Sustentável do INEA (RJ) e tem experiência com as agendas de conservação, restauração florestal, sistemas agroflorestais, manejo florestal sustentável, adequação ambiental de imóveis rurais, agricultura familiar e agroecologia. Graduada em Engenharia Agronômica pela UFRRJ e Mestre em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas (PPGDT) pela mesma instituição.

Pesquisador

Danilo Francisco Trovo Garofalo

Especialista em Análise Ambiental e Dinâmica Territorial, tem experiência na elaboração, aprimoramento e integração de inventários e outros dados de ciclo de vida de produtos agropecuários e na parametrização de dados edafoclimáticos e de uso da terra. Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG) e mestre e doutor em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Técnico de Restauração Ecológica

Edézio Miranda

Engenheiro Florestal pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ. Desenvolve ações da Iniciativa Caminhos da Semente, atuando no apoio da elaboração e execução dos projetos de assistência técnica em restauração ecológica. Realiza atividades de apoio a grupos produtores de sementes nativas e acompanhamento em campo, como diagnóstico, implantação e monitoramento de plantios de restauração ecológica, especialmente com o método de semeadura direta.

Pesquisador

Fábio Pires Watanabe

Atua na gestão de banco de dados espaciais e automação de processos. Experiência em análises socioambientais voltadas para agropecuária e análise de imagens de satélites para mapeamento de uso e ocupação do solo. Graduado em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Pesquisadora

Giuliane Bertaglia

Advogada, especializada em Direito Alimentar Europeu. Possui experiência na condução de diligências legais e avaliações de conformidade regulatória associadas à aquisição de imóveis rurais por estrangeiros, e assessoria jurídica em avaliação imobiliária e gestão de riscos ambientais. Mestre em Direito Alimentar pela Universidade LUISS Guido Carli (Itália) e Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Brasil).

Pesquisador

Gustavo Dantas Lobo

Atua na agenda de política agrícola, em especial o crédito e o seguro rural. Participa de trabalhos de pesquisa e tem interesse nas áreas de economia agrícola, avaliação de políticas públicas, política agrícola e métodos quantitativos. Doutorando no Programa de Pós-graduação em Economia Aplicada (PPGEA) da Escola Superior de Agricultura Luís de Queiroz (ESALQ). Mestre em Economia – Desenvolvimento Econômico e Políticas Públicas, pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) em 2017 e Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa desde 2015.

Técnico de Restauração Ecológica

Henrique Oliveira

Faz parte da equipe da Iniciativa Caminhos da Semente, onde atua na elaboração e execução de projetos de assistência técnica em restauração ecológica, especialmente com a aplicação do método de semeadura direta. Além disso, está envolvido em ações de apoio a grupos produtores de sementes nativas. Possui experiência nas áreas de Ecologia de Comunidades Vegetais, Ecologia da Restauração e da Paisagem. Biólogo pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU.

Pesquisador

Lauro Marques Vicari

Atua em projetos de agricultura de baixo carbono e mudanças climáticas, tendo interesse nas áreas de política agrícola e ambiente regulatório. Possui experiência com políticas públicas, produção de dados estatísticos e data science. Economista pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Mestre em Administração Pública pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro (FJP), sob o trabalho “Capacidades estatais e policy networks: um estudo das relações entre o Ministério da Agricultura (MAPA) e o empresariado do agronegócio”.

Pesquisador

Lucas Gabriel de Paula Silveira

Atua nas áreas de pesquisa em inteligência de mercado, análise de impacto econômico, mercado de carbono e na agenda de economia e comércio internacional. Graduado em Ciências Econômicas pela ESALQ/USP, foi colaborador no Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea – ESALQ/USP) nas equipes de economia florestal e custos pecuários. Atualmente é doutorando em Administração de Empresas (Linha de Pesquisa em Gestão de Operações e Sustentabilidade) na EAESP/FGV e pós-graduado no MBA no Data Science e Analytics da USP/ESALQ.

Pesquisadora

Marjorie Mendes Guarenghi

Atua em temas sobre bioenergia, sustentabilidade e geoprocessamento aplicado à agricultura. Tem experiências em aspectos da sustentabilidade na produção de biocombustíveis, com foco no setor sucroenergético, e aplicação de geoprocessamento em estimativas de disponibilidade de matérias-primas bioenergéticas, em ecologia da paisagem e recursos hídricos. Graduada em Engenheira Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), mestre, doutora e pós-doutora em Planejamento de Sistemas Energéticos (PSE – UNICAMP).

Assistente de Pesquisa

Sabrina Kossatz Borba

Atua na agenda do clima, agenda de biodiversidade e mercado de carbono. Experiência em responsabilidade administrativa ambiental. Bacharel em Direito pela UniCuritiba, foi colaboradora dos grupos de Responsabilização Civil em face do Meio Ambiente e Compliance.

Pesquisadora

Sofia Arantes

Experiência no setor sucroenergético, bioenergia, agricultura e sustentabilidade. Conhecimento em modelagem, com foco em projeções e simulações socioeconômicas e de uso da terra. Bidiplomação em Relações Internacionais e Economia pela FACAMP, com mestrado em Planejamento Energético pela Faculdade de Engenharia Mecânica/UNICAMP e atualmente, estudante de doutorado no mesmo Programa e instituição.

Pesquisadora

Stella Carvalho de Paula

Atua como consultora especializada em programas de certificação de biocombustíveis, como Renovabio e LCFS-CARB. Experiência em geoprocessamento aplicado à agricultura, com foco em cana-de-açúcar, soja, milho e pastagens. Experiência internacional como assistente de pesquisa no Departamento de Recursos Naturais da Universidade de Connecticut, trabalhando com análise de imagens Landsat para mapear a expansão urbana global. Assistente de pesquisa no Departamento de Geografia da Universidade do Havaí em Manoa, trabalhando com análise e processamento de dados 3D Lidar para identificação de cana-de-açúcar. Graduada em Engenharia Ambiental e Sanitária pela PUC-Campinas e pós-graduada em Engenharia de Segurança Ocupacional.

Pesquisadora Bolsista

Aglaer Cabral

Participa de projetos na área de bioenergia, agricultura e sustentabilidade. Atua com modelagens econômicas e em estudos de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV). Doutoranda no Programa Integrado de Pós-Graduação em Bioenergia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), mestre em Engenharia Química (UNICAMP) e graduada em Engenharia Química pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

Assistente de Pesquisa

Ana Carolina Pereira

Atua em projetos de planejamento e inteligência territorial, código florestal, reflorestamento e agricultura. Possui experiência em projetos de geoprocessamento, serviços ecossistêmicos e áreas protegidas. Graduanda em Engenheira Ambiental pela Escola de Engenharia de São Carlos pela Universidade de São Paulo (EESC/USP).

Estagiário em Bioenergia

Fábio Feltrim

Graduando em Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo (EESC/USP). Atua na coleta, análise e interpretação de dados para pesquisa e certificação de biocombustíveis. Auxilia no desenvolvimento de inventários de Gases de Efeito Estufa (GEE) e em estudos de Avaliação de Ciclo de Vida (ACV). Atuou em projetos de pesquisa em Avaliação de Impacto Ambiental (AIA).

Controller

Marilza Bueno Franck

É responsável pela Controladoria da Agroicone. Possui vasta experiência na área de Contabilidade Fiscal e Gerencial, Financeiro, Recurso Humanos, Patrimônio, Societário e Outsourcing. Participou de planejamento orçamentário, projetos de implantação de sistemas com integrações ERP, nos segmentos de indústria, comércio e serviços. Atendimento a grupos de empresas de médio e grande porte, nacionais e multinacionais. Acompanhou auditorias internas e externas, elaboração das demonstrações financeiras, notas explicativas. Bacharel em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário de Ribeirão Preto e MBA em Contabilidade, Auditoria e Controladoria pela Trevisan Escola Superior de Negócios.

Analista Financeiro

Vanessa Mattos Oliveira

Fornece apoio à coordenação financeira na área de contas a pagar e a receber e desenvolvimento de relatórios para prestação de contas para fornecedores e clientes. Responsável pelo atendimento às solicitações internas e externas referentes ao setor financeiro. Também auxilia a área administrativa. Graduada em Gestão Financeira pela UNIP-SP.

Assessora de Comunicação

Flávia Mendes

É responsável pela Comunicação Institucional da Agroicone. Possui 20 anos de atuação nas áreas de Planejamento Estratégico de Comunicação, Pesquisa, Sustentabilidade e Relacionamento com Stakeholders. Mestre em Interfaces Sociais da Comunicação pela ECA-USP, com a pesquisa sobre a relação da marca institucional dos varejistas com práticas sustentáveis. Graduada em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo com Especialização em Comunicação Empresarial pela Faculdade Cásper Líbero. Coautora da Coleção Comunicação em Cena Volume 1 (2012) e Volume 5 (2014) e do livro Marketing e Comunicação de Projetos Socioculturais: Experiências Brasileiras e Cubanas (2015).