Critérios de sustentabilidade no crédito rural

A incorporação da avaliação de riscos socioambientais e climáticos no processo de contratação de crédito rural no Brasil e na Alemanha foi o tema do webinar realizado dia 15 de setembro, pelo Diálogo Agropolítico (APD) Brasil-Alemanha. A gerente-geral da Agroicone e colíder da Força-Tarefa Finanças Verdes da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, Leila Harfuch, foi uma das debatedoras.

Leila comentou sobre a iniciativa do birô de crédito rural sustentável do Banco Central do Brasil, apresentado por Cláudio Filgueiras, que está sendo incluído no Sistema de Operações do Crédito Rural e do Proagro (Sicor), do Banco Central. Também comenta que as linhas de crédito com critérios de sustentabilidade tiveram grande demanda por parte dos produtores rurais, com suspensão de algumas linhas de crédito pelo BNDES porque faltaram os recursos.

“Vemos que o Sicor vai trazer oportunidade de incorporar nas análises de risco, os atributos de sustentabilidade, os critérios socioambientais e de risco climático, caminhando para que as instituições financeiras possam classificar toda sua carteira de clientes do agro e que esse sistema seja a base mínima de alinhamento entre as instituições financeiras”, afirmou Leila neste evento.

Confira com foi o webinar “Critérios de Sustentabilidade no Crédito Rural:

 

Saiba mais sobre o evento promovido pelo Diálogo Agropolítico – APD Brasil-Alemanha.

Compartilhe: