Terra, água, energia e mudanças climáticas

Esses são os temas centrais do estudo que subsidiará o desenvolvimento de políticas públicas para a melhor utilização dos recursos naturais diante de um clima desafiador. Batizado de CLIMA, o projeto pretende estudar a relação entre biocombustíveis, recursos hídricos, do uso da terra e segurança alimentar no Brasil.

A Agroicone, em parceria com o Instituto Alberto Luiz Coimbra da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ) no Brasil, e o Instituto de Energia e a Escola de Geociências da Universidade do Texas em Austin (UT-Austin), são responsáveis pelo desenvolvimento do projeto financiado pelo BMUB (Ministério Federal do Ambiente, Proteção da Natureza, Construção e Segurança Nuclear da Alemanha). São instituições renomadas e habilitadas a pesquisar de forma interdisciplinar e integrada temas como: macroeconomia, sistemas agrícolas e de energia, uso da terra, emissões de Gases de Efeito Estufa (GEEs) hidrogeologia e modelagem socioeconômica.

O lançamento do projeto CLIMA  aconteceu em São Paulo, no mês de agosto, em um workshop técnico com a participação dos principais especialistas do Brasil em cada uma das áreas de atuação.  Foram discutidos os métodos e abordagens para avaliação de impactos hidrológicos no nível de microbacias; e modelagem para mudanças no uso da terra e aspectos socioeconômicos, principalmente do que diz respeito à segurança alimentar e a renda.

Neste time, a Agroicone é responsável pela agenda de modelagem de uso da terra e emissões de GEEs.

No final de 2016, os resultados dos estudos estarão consolidados e disponíveis para os interessados na formulação de políticas de mitigação e adaptação. Os estudos serão de interesse para aqueles que se preocupam na multidisciplinariedade dos temas e em particular para os interessados em políticas voltadas para os biocombustíveis.

Compartilhe: