Leila Harfuch participou do Oslo Tropical Forest Forum 2024

Entre os dias 25 e 26 de junho, a Agroicone participou do Oslo Tropical Forest Forum 2024.

O Fórum abordou questões sobre desmatamento, o uso sustentável da agricultura e pastagens e trouxeram palestrantes para falar dos compromissos climáticos e atender à crescente demanda global.  É essencial um modelo de produção mais sustentável para a pecuária bovina. Essa transição exige implementação e coordenação de políticas públicas, práticas corporativas inovadoras, adoção de tecnologias e financiamento sustentável.

Leila Harfuch, sócia da Agroicone, apresentou no painel High stakes: transitioning to sustainable cattle production in Brazil, organizado pelo Tropical Forest Alliance (TFA) suas perspectivas sobre as ações prioritárias para a transição do setor da pecuária bovina brasileiro para uma produção sustentável.

Para Leila, “Como podemos fazer a transição para uma produção sustentável da pecuária? Primeiro, precisamos de uma visão holística. As ações implementadas até agora não colocaram o principal ator no centro: o pecuarista. A transição só acontecerá se a decisão econômica e a forma de pensar do pecuarista mudarem. Isso depende do acesso a tecnologias e melhores práticas, com assistência técnica e treinamento como condições fundamentais, além de incentivos financeiros. A agenda positiva não pode gerar impactos sociais e ambientais negativos, portanto, fiscalização e conformidade são importantes para alcançar a transição da pecuária.”

Foram palestrantes nesta sessão: Jack Hurd (moderador), Tropical Forest Alliance, Sec. Mauro O’de Almeida, Estado do Pará, Toby Gardner, SEI e Trase, José Otavio Passos, The Nature Conservancy, Fernando Sampaio, ABIEC,Alice Gargano, Mars, Maggie Charnley, Reino Unido e Raoni Rajão, Ministério do Meio Ambiente.

Compartilhe: