Entrevista Agro+: Marcelo Moreira fala sobre produção de etanol de milho de segunda safra

Em participação no programa Todos os Grãos, do canal Agro+, Marcelo Moreira, sócio da Agroicone, falou sobre os benefícios da produção de etanol de milho de segunda safra no Brasil. As conclusões apresentadas na entrevista são do estudo que a consultoria coordenou em parceria com pesquisadores nacionais e internacionais e foi publicado recentemente pela revista Nature Sustainability.

Na conversa, Marcelo ressaltou que, embora a produção de etanol de milho de segunda safra seja uma tecnologia relativamente recente no Brasil, de acordo com projeções da EPE, até 2032, a produção deve chegar a números significativos, entre 13 e 15 bilhões de litros.

Outro ponto destacado pelo sócio da Agroicone são as inovações embarcadas no sistema, que utiliza o milho de segunda safra, processo desconhecido até então, e a implementação da tecnologia Bioenergy with Carbon Capture and Storage (BECCS), que captura e estoca em um camada profunda do subsolo o CO2 emitido no processo de fermentação do etanol, algo inédito na América do Sul.

A lei do Combustível do Futuro, aprovada em outubro de 2024, institui o marco regulatório para a atividade de captura e estocagem de carbono.

Por fim, Moreira destacou que a produção de etanol de milho chegou para complementar a realizada com a cana-de-açúcar, que ainda é líder no setor. Em sua visão, ambas as fontes devem coexistir e se expandir nos próximos anos.

🔗 Confira aqui o programa completo e saiba mais sobre o assunto.

Compartilhe: