Agroicone contribui para livro internacional sobre bioetanol lançado pelo BNDES e CGEE

A Agroicone teve participação destacada no livro “Bioethanol: Fast Track to Mobility Decarbonization”, uma das mais relevantes publicações recentes sobre o papel do etanol na transição energética global. A obra, coordenada pelo BNDES e pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), reúne especialistas nacionais e internacionais para discutir evidências, desafios e oportunidades da bioenergia no contexto da descarbonização da mobilidade. A Agroicone fez parte da equipe editorial do livro, colaborando com a sugestão de temas, indicação de autores, e revisão técnica dos conteúdos.

A contribuição da Agroicone foi realizada pelos pesquisadores Aglaer Cabral, Danilo Garofalo, Luciane Chiodi, Marcelo Moreira, Marjorie Guarenghi e Sofia Arantes, que colaboraram com análises técnicas fundamentais para a construção de parte dos capítulos do livro.

A participação da equipe envolveu três frentes principais :

1. Análises de uso da terra associado à produção de etanol no Brasil

A Agroicone forneceu diagnósticos sobre a dinâmica de expansão da cana-de-açúcar e milho segunda-safra ao longo do tempo, associados à produção de etanol no Brasil, incluindo:

• boas práticas agrícolas adotadas e os principais fatores que fazem com que o etanol brasileiro se destaque como uma alternativa energética de baixo carbono
• arcabouço regulatório, incluindo políticas públicas e iniciativas privadas, que servem como mecanismos de gestão de risco de manejo de uso da terra

Essas análises são essenciais para demonstrar que a expansão do etanol no país ocorre majoritariamente sem pressão sobre áreas de vegetação nativa, reforçando práticas sustentáveis do setor.

2. Análise do etanol como uma alternativa de baixa emissão de carbono

A Agroicone também agregou dados e interpretações relacionados a:

• conceitos utilizados em regulações nacionais e internacionais, como mudança de uso da terra direta (dLUC) e indireta (iLUC), essenciais para a contabilização adequada de carbono de combustíveis sustentáveis
• emissões de gases de efeito estufa ao longo do ciclo de vida do etanol a partir de várias matérias-primas
• potencial do etanol brasileiro para alcançar pegadas de carbono nulas ou até mesmo negativas, considerando a modernização de processos, práticas agrícolas e tecnologias em desenvolvimento.

Essas informações são fundamentais para posicionar o etanol como uma solução relevante para redução de emissões, especialmente no setor de transportes.

Importância estratégica da publicação

O livro “Bioethanol: Fast Track to Mobility Decarbonization” reforça o papel do Brasil como líder global em bioenergia e destaca o potencial do etanol para contribuir com metas climáticas e estratégias de transição energética.

A participação da Agroicone reforça sua atuação como referência técnica em sustentabilidade agrícola, uso da terra, energia renovável e políticas públicas baseadas em evidências.

A versão pré-print do livro está disponível no site do BNDES. Clique aqui e confira!

    Compartilhe: