O boletim Crédito Rural em Jornada de Sustentabilidade, publicação trimestral da Agroicone, apresenta os dados acumulados até o 2º trimestre do Plano Safra 2025/2026, período em que R$ 33,3 bilhões foram contratados em operações com potencial sustentável — 22,5% do crédito rural total de custeio e investimento desembolsado.
O percentual representa uma queda de 0,6 p.p. em relação ao mesmo período da safra anterior, além de uma redução de aproximadamente R$ 10 bilhões em termos absolutos. O movimento reflete o impacto dos juros elevados, do aumento do endividamento dos produtores e de uma maior aversão ao risco por parte de produtores e instituições financeiras.
O boletim destaca ainda:
• RenovAgro, responsável por 56% dos recursos contratados nos subprogramas sustentáveis de investimento, com destaque para RenovAgro Plantio Direto e RenovAgro Recuperação/Conversão;
• Pronaf Bioeconomia, responsável por 92,8% do volume contratado nos subprogramas sustentáveis do Pronaf;
• Queda de 22,4% no crédito sustentável na agricultura e de 23,4% na pecuária;
• Redução mais intensa nos recursos de investimento (–35,1%), frente a uma queda de 12,9% no custeio;
• Cinco estados concentram os maiores volumes na contratação de crédito com potencial sustentável: RS, MG, PR, MT e ES.
Os resultados apontam para um cenário de alerta, com redução dos recursos destinados à adaptação e à resiliência dos sistemas produtivos, o que tende a desacelerar a transição para uma agropecuária de baixa emissão de carbono em um contexto macroeconômico adverso.
