A Agroicone está apoiando a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuária e da Pesca (Sedap), a conduzir um ciclo de oficinas no Pará para viabilizar o ABC+ (2020-2030). Até agora, cinco encontros foram realizados em Paragominas, Redenção, Altamira, Marabá e Belém, reunindo representantes de prefeituras, produtores rurais, cooperativas, secretarias municipais, instituições financeiras e ONGs. A iniciativa busca incentivar práticas agropecuárias sustentáveis, com foco no manejo adequado do solo e no uso racional de insumos agrícolas.
Mariane Romeiro, pesquisadora da Agroicone, explica a escolha das localidades: “Essas cidades foram escolhidas pela influência que exercem sobre regiões vizinhas, funcionando como polos para expandir a adoção de práticas sustentáveis e de baixa emissão de carbono.”
Os encontros foram organizados em grupos para discutir temas como sistemas integrados, pecuária sustentável, plantio direto de grãos e de hortaliças, bioinsumos e irrigação. Por meio de uma dinâmica, os participantes identificaram desafios e elaboraram soluções para promover práticas alinhadas aos objetivos do ABC+.
A última oficina do ciclo será realizada em Santarém, no dia 21 de janeiro de 2025, marcando o fechamento desta importante etapa para impulsionar o desenvolvimento sustentável na região.