Agricultura, segurança alimentar e ações climáticas no centro do comércio internacional

O compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável deve ser abraçado tanto pelo governo brasileiro quanto pelo setor privado e produtores rurais. A atividade agropecuária é essencial para alcançar esses objetivos, desde a erradicação da pobreza e da fome até a ação global contra a mudança do clima.

Por esse motivo, questões como agricultura, segurança alimentar e ações climáticas são importantes no âmbito da Conferência das Partes da UNFCCC, que acontecerá este ano em Dubai, nos Emirados Árabes.

Depois de participar da Conferência de Mudanças Climáticas de Bonn, preparatória da COP28, o sócio-diretor da Agroicone, Rodrigo C. A. Lima, concedeu entrevista ao República Agro, o programa de entrevistas com apresentação do ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues no canal AgroMais, da Rede Bandeirantes.

O assunto da entrevista foram as negociações da Conferência em Bonn e desafios para a COP28, o financiamento climático aos países em desenvolvimento, como a agricultura integra as soluções para a agenda climática, os desafios da Organização Mundial do Comércio para fomentar medidas que favoreçam ações climáticas e evitem barreiras ao comércio, e os instrumentos que o Brasil possui para liderar essa agenda global na redução do desmatamento e adoção das tecnologias de baixo carbono.

Rodrigo deixou um recado positivo aos produtores rurais: “Acho que o produtor rural brasileiro tem que cada vez mais adotar as boas práticas produtivas, adotar tecnologias para que ele possa estar preparado para enfrentar os problemas do aquecimento global, a seca, a chuva fora de hora, a escassez de chuva, e não ter medo dessa agenda porque a gente é muito forte, a questão é que nós temos que qualificar o que é produção sustentável brasileira, e lutar para ter cada vez mais abertura do mercado e não barreiras como a gente tem ouvido no dia a dia.

Confira como foi a entrevista.

Compartilhe: