Agroicone apoiou a elaboração do Plano Estadual ABC+PA

Em 1º de julho de 2025, o Governo do Pará instituiu o Plano Estadual de Agricultura de Baixo Carbono (ABC+ Pará), alinhando-se à estratégia nacional de redução das emissões de gases de efeito estufa no setor agropecuário. Liderado pela Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e com apoio do Comitê Gestor Estadual, o plano busca promover o aumento da produtividade com conservação ambiental, reconhecendo o uso do solo como principal fonte de emissões no estado e reforçando o compromisso com um modelo de desenvolvimento sustentável.

Desde 2021, a Agroicone tem apoiado o estado do Pará na elaboração do Plano ABC+ Estadual, em parceria com a Sedap. Inicialmente financiado pelo Instituto Clima e Sociedade (iCS), o projeto teve início após o lançamento do Plano ABC+ Nacional, promovido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária.

O acordo de cooperação técnica, formalizado em 2022, permitiu que a Agroicone e a Sedap conduzissem um processo de sensibilização institucional sobre a importância do Plano ABC+ no estado. As ações incluíram reuniões de divulgação, a formação do Comitê Gestor Estadual e dinâmicas para definição de metas estaduais alinhadas aos objetivos nacionais. Todo esse processo resultou na publicação do documento ABC+ Pará, oficializado pelo Decreto Nº 4.774, de 1º de julho de 2025.

Em uma segunda fase, entre 2024 e 2025, a Agroicone — agora com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) — deu continuidade ao apoio à Sedap na agenda de agropecuária de baixo carbono. O foco foi a elaboração da Estratégia de Implementação do ABC+ no Pará, que envolveu diversas etapas: levantamento e organização de dados públicos para elaboração de um diagnóstico das potencialidades do estado, além da realização de oficinas de divulgação do ABC+ em seis polos municipais: Paragominas, Marabá, Redenção, Altamira, Santarém e Belém.

A estratégia está prevista para ser finalizada em agosto e servirá como base para apoiar a Sedap na implementação da política, que visa estimular a adoção de tecnologias de baixa emissão de carbono na agropecuária paraense.

🔗 Confira as publicações sobre o tema: Agência Pará, DOU, Agroicone.

Compartilhe: