O Governo lançou o Conexões SAF, local para o setor público, privado e a academia colaborarem e discutirem a regulamentação para implementação dos Combustíveis Sustentáveis de Aviação.
A aviação está comprometida com metas ambiciosas de descarbonização. A Organização da Aviação Civil Internacional (Oaci), órgão das Nações Unidas do qual o Brasil é membro, adotou o Objetivo Aspiracional de Longo Prazo de alcançar zero emissões líquidas de carbono na aviação internacional até 2050. Para atingir esse objetivo, além de melhorias tecnológicas, será necessário que a aviação realize a transição energética por meio do uso de fontes mais limpas. Os combustíveis sustentáveis da aviação – mais conhecidos como SAF (do inglês Sustainable Aviation Fuels) serão fundamentais.
O Brasil, com sua disponibilidade de matérias-primas, tecnologias e ampla experiência na produção de biocombustíveis, em particular etanol e biodiesel, tem grande potencial de se tornar líder global nesse novo mercado. Diante desse cenário, nasceu no Brasil a Conexão SAF que é um fórum informal que visa a congregar atores públicos e privados para a identificação e elaboração de propostas e soluções que permitam ao setor de aviação brasileiro realizar a sua descarbonização por meio do uso de SAF.
A Agroicone é uma das primeiras empresas a participar desta nova e empolgante iniciativa. Alinhada com sua missão e atuação no setor de biocombustíveis, a Agroicone está empenhada em promover o uso de biocombustíveis como uma alternativa viável e ecológica aos combustíveis fósseis. Sua participação na Conexão SAF reflete seu compromisso contínuo com a inovação e a sustentabilidade no setor agrícola e energético, contribuindo para um futuro mais verde e sustentável.
O lançamento da Conexão SAF ocorreu no evento “Aviação Sustentável”, promovido pela Anac, em 6 de junho, na sede da Anac, em Brasília (DF). O evento, que destacou a importância dos combustíveis sustentáveis da aviação (SAF) e a transição energética no setor aéreo, foi um marco significativo para o Brasil e para a indústria global de aviação.
Com a presença de líderes da indústria, especialistas e representantes governamentais, as discussões abordaram os desafios e as oportunidades para o desenvolvimento de um mercado robusto de SAF no Brasil. O evento está disponível no Youtube, acesse aqui.
A Agroicone, como uma das primeiras empresas a se envolver nesta iniciativa, reforça seu compromisso com a sustentabilidade e a inovação no setor de biocombustíveis