O evento realizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) e Sociedade Rural Brasileira (SRB) na última sexta-feira, 27/10, promoveu um amplo debate sobre a COP 28 e de que forma a agropecuária será tratada na Conferência em Dubai.
Rodrigo Lima participou do Painel Desafios e Oportunidade do Setor Agro na COP-28 com Bruno Carvalho, do Ministério das Relações Exteriores, Nelson Ananias, Coordenador de Sustentabilidade na Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, e Renata Nishio (Diretora de Assuntos Corporativos da Indústria Brasileira de Árvores – IBÁ e membro da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, com mediação de João Fernandes, vice-presidente da SRB.
O painel procurou apresentar os principais desafios que serão encontrados no evento que inicia no dia 30 de novembro em Dubai, e apresentar a agropecuária como uma solução e grande oportunidade de trabalhar os ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – para o Brasil.
Para Rodrigo, “é preciso ter cuidado para não rotular o setor agropecuário com o enfoque de mitigação. O agro pode trazer muitas soluções para fortalecer a produção de alimentos com resiliência, e também reduzir emissões. A agropecuária precisa endereçar o ODS 1 de Erradicação da pobreza, ODS 2 Combate à fome, ODS 7 Energia Limpa e sustentável, além, naturalmente, do ODS 13, Mudanças do clima.
“Um dos desafios da Conferência é reforçar a cooperação multilateral e evitar que medidas unilaterais reduzam a ambição necessária para atingir as metas do Acordo de Paris”, afirma Rodrigo.