Marcelo Moreira, sócio da Agroicone, esteve presente no Expert Workshop on the Life Cycle GHG Intensity of Marine Fuels, que aconteceu em dezembro de 2023, em Londres.
O evento ocorreu na sede da Organização Marítima Internacional (IMO) e teve como objetivo dar continuidade às discussões para definir a transição energética para a navegação internacional. Foi um marco especial para as discussões sobre o refinamento das Diretrizes de Ciclo de Vida dos Combustíveis Marítimos (LCA Guidelines). Este workshop reforçou o compromisso internacional em direção a práticas mais sustentáveis na indústria naval.
A iniciativa fez parte das ações aprovadas durante a 80ª sessão do Comitê de Proteção do Meio Ambiente Marinho (MEPC) da IMO, na qual foi estabelecida a meta de alcançar emissões líquidas zero de gases de efeito estufa do transporte marítimo internacional até 2050. O evento promoveu informações e fomentou discussões destinadas a aprimorar as LCA Guidelines, aprovadas em julho de 2023.
Marcelo é representante do Brasil e vem desempenhando um papel importante como um dos três coordenadores do Grupo de Correspondência para o desenvolvimento da estrutura do LCA Guidelines, em colaboração com a Comissão Europeia e o Japão.
A pesquisadora da Agroicone Marjorie Guarengi, também atua nessas discussões, como membro da delegação brasileira. Uma maneira de contribuir para o aprimoramento das políticas ambientais no setor marítimo global.
Para Marcelo, “o evento consolida a fase inicial desse programa, onde são desenhados os principais conceitos a serem obedecidos durante a fase de detalhamento e implementação das medidas de redução de emissões. É uma grande oportunidade para o Brasil, que, além de Estado membro, passa a ter papel central na coordenação desse processo em ambiente ONU”.