Em artigo publicado na seção Campo das Ideias do portal AgFeed, Gustavo Lobo, Leila Harfuch e Lauro Vicari abordaram a metodologia exclusiva desenvolvida pela Agroicone para rastrear recursos alocados via crédito rural com algum potencial de mitigação de externalidades ambientais negativas ou destinados a práticas sustentáveis no agro.
A análise mostra que, na safra 2023/2024, os recursos alinhados à sustentabilidade variaram de R$ 8,9 bilhões (aproximadamente 8,4% do total de recursos de investimento) a R$ 70,8 bilhões (cerca de 21,3% do volume de recursos para custeio e investimento).
“Entendendo que existem diversos custos de transação que limitam o acesso a esses recursos, conhecer o volume de operações e sua incidência é fundamental para ajustes na estratégia brasileira para atacar as mudanças do clima”, afirmaram os autores.
O artigo destaca a relevância da mensuração adequada desses recursos para aprimorar o financiamento climático, além de ajudar o setor agropecuário a avançar em direção à sustentabilidade.
🔗 Confira o artigo na íntegra.