Artigo Broadcast+: Cali, Baku e Belém 

Restaurar e conservar a natureza, promover seu uso sustentável, valorizar as populações indígenas e comunidades locais e destravar fluxos financeiros para promover ações pela biodiversidade são temas intensamente presentes na 16ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica, que terminará em Cali, Colômbia, no fim desta semana.

Neste artigo Rodrigo explora as principais decisões da COP16, ressaltando a importância da integração do setor privado como ator central para contribuir com o Marco Global de Biodiversidade gerando benefícios de biodiversidade e de clima. Diversas empresas brasileiras, de vários setores, participaram da conferência porque passaram a entender que seus negócios dependem e podem impactar positivamente a biodiversidade.

Rodrigo também ressalta que o debate sobre ampliar o aporte de recursos para financiamento será o principal tema da 29ª Conferência das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC) que ocorrerá em Baku, no Azerbaijão, em novembro de 2024. 

Conclui que a 30ª Conferência das Partes da UNFCCC (COP30), em Belém, em 2025, usufruirá dos aprendizados de Cali e de Baku. A sensação de “déjá vu” que emerge em todas as COPs precisa ser substituída pelo sentimento de que há muito sendo construído e implementado pelos países e atores que adotam, na prática, ações climáticas e de Biodiversidade.

🔗 Confira o artigo na íntegra.

Compartilhe: